Política Titulo Polêmica em Diadema

Ex-prefeito rebate alegações de deputado sobre favelização do Novo Habitat

Nikolas Ferreira relacionou situação de conjunto habitacional ao caráter e cultura dos moradores

08/10/2025 | 17:21
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 O ex-prefeito de Diadema Lauro Michels (PV) rebateu as declarações do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que fez duras críticas ao caráter dos moradores de conjunto habitacional na Rua Novo Habitat, no Jardim Canhema, e acabou causando polêmica sobre a ‘ favelização’ do local. 

O deputado postou fotos comparando o estado das moradias quando foram entregues pela Prefeitura em 2018, com fachadas coloridas e alinhadas, e hoje com anexos de tijolos tomando parte da calçada, e afirmou que o Brasil não é pobre, mas sim desordenado. “Você dá casa pronta, pintada, alinhada. Em poucos anos vira tijolo cru, gambiarras e caos. Não é economia: é caráter, cultura e espírito.” 

Lauro Michels disse que é muito fácil as pessoas criticarem pela internet sem conhecer a realidade. “Essa polarização, direita e esquerda, está até chato ficar falando. Está tudo generalizado para um lado e para outro. Muitas pessoas necessitam de moradia. (Imagina) morar em um barraco que no verão é um forno micro-ondas e no inverno, um freezer. No caso do Novo Habitat, as moradias foram predefinidas com base nas necessidades das famílias naquele momento. Esse modelo de habitação foi exemplo e referência, até porque, Diadema tem a segunda maior densidade demográfica do Brasil”, afirmou. 

DGABC

O ex-prefeito disse que Nikolas está errado em relação à índole dos moradores. “Ninguém tem mais e nem menos caráter por morar aqui ou ali.” Afirmou ainda que, se ocorreram mudanças de fachada ou ampliação, “cada um tem sua necessidade e cabe ao poder público fiscalizar, não deixando que esses imóveis fiquem irregulares”. 

A Prefeitura informou que recebeu a administração com o processo de descaracteri-zação do Conjunto Nova Habitat já em andamento. “Independentemente dessa questão, está sendo feito levantamento sobre o déficit habitacional no município. A administração lamenta que um tema de tamanha relevância esteja sendo tratado de forma superficial nas redes sociais, o que pode gerar exposição indevida de moradores.” 

LEIA TAMBÉM 

São Bernardo aprova exigência à Sabesp para retirar ar da torneira de água




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;