Memória São sete páginas datilografadas em papel tamanho ofício, mais a capa, uma nota prévia, a bibliografia e um resumo daquele que foi o primeiro ginásio público da região
Crédito da foto 1 – Reprodução

“O Dr. Américo Brasiliense de Almeida Melo nasce na cidade de São Paulo nos primeiros anos do Brasil livre. É a 8 de agosto de 1833 que o lar do Dr. Francisco Antônio de Almeida Melo e de Dona Felizarda Joaquina Pinto enriquece-se com um garoto franzino”.
José de Souza Martins na abertura da monografia sobre Américo Brasiliense.
A Semana Literária criada e abraçada por “Memória” tem privilegiado os novos livros. Abriu exceção a um trabalho não publicado – e maravilhoso – do professor Alexandre Takara. E hoje focaliza a monografia escrita na virada da década de 1950 para 1960 pelo jovem José de Souza Martins sobre o patrono do Instituto de Educação Dr. A. Brasiliense, de Santo André.
Anos depois, Martins, já consagrado, referiu-se algumas vezes a esse trabalho, que permanece inédito. Dele “Memória” tomou conhecimento em 2003, ao receber pelo correio, diretamente de Campinas, uma cópia com uma mensagem do jornalista Hermano Pini Filho, amigo de Martins desde a juventude.
A CARTA DO HERMANO
O texto que você publicou no dia 3 sensibilizou até o meu pequeno arquivo, onde guardo monografia capaz de proporcionar uma agradável volta ao passado. Eis o resultado.
Faz tempo. O professor José de Souza Martins participou de concurso relacionado à figura de Américo Brasiliense, promovido pela direção do conhecido colégio de Santo André que tem esse nome, conquistando o primeiro prêmio.
O Martins já era bom naquele tempo, mesmo sendo jovem, pouco mais que um adolescente. Precoce, o menino. Foi logo depois do lançamento do livro sobre São Caetano (‘São Caetano do Sul em IV Séculos de História).
É provável que você tenha uma cópia da referida monografia. Se não tinha, agora tem. Na folha final aparecem nomes de pessoas ligadas ao colégio e dos integrantes da comissão julgadora. Nomes conhecidos e intimamente ligados à própria história do “AB”, casa de ensino que tanta honra a cidade, além de estimada pelos que por lá passaram.
Muitos estudantes de Santo André, também de outras cidades do ABC, devem sentir saudade do tempo que iam ao “Brasiliense” para aprender, não apenas para lustrarem, com o fundilho, assento de banco em sala de aula.
A premiada monografia mostra, agora em meados de 2003, que em 1959 a direção do “Americo Brasiliense” teve feliz iniciativa, a da homenagem perenizada no trabalho do professor Martins.
Hermano A NOTA PRÉVIA DO MARTINS Américo Brasiliense deve ser estudado à parte na história do republicanismo no Brasil. São vários os elementos a seu respeito e a respeito da sua vida política, à espera de exame cuidadoso e demorado por parte dos pesquisadores. Não podemos, pois, apresentar trabalho que tenha, sequer, a aspiração de completo. Trata-se, isto sim, de um resumo biográfico o que se segue.
O autor NOTA DA MEMÓRIA Plagiando o saudoso Hermano Pini Filho, nos dirigimos à atual direção do “Américo Brasiliense”: é provável que a escola tenha uma cópia da monografia vencedora do professor Martins. Caso não tenha, ficaríamos felizes em enviar uma cópia. Desnecessário dizer que o trabalho é muito bom.
Crédito da foto 1 – Reprodução Crédito da foto 2 – Banco de Dados Crédito da foto 3 – Projeto Memória MEMÓRIA. Américo Brasiliense na capa da monografia escrita pelo professor Martins e com cópia enviada à Memória por Hermano Pini: mais que um trabalho escolar DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO Domingo, 5 de outubro de 1975 – Edição 2869 CLUBE E FÁBRICA – Clube da Mercedes-Benz inaugurou ontem (4-10-1975) suas piscinas, em Diadema. “Nosso efetivo humano cresce continuamente. Em setembro de 1974 éramos 13.027. Em setembro de 1975 somos 14.968, o que somado aos familiares dos nossos funcionários leva a comunidade Mercedes-Benz a cerca de 40 mil pessoas”. Werner Jessen - Vice-presidente FUTEBOL – Campeonato Amador de Santo André começava naquele domingo. Participantes: Alvinegro, Bom Pastor, Bonsucesso, Camilópolis, Centenário, Humaitá, Jardim Utinga, Madureira, Nacional, Parque das Nações, Santos, Sete de Setembro, Torino e Vila Luzita. EM 6 DE OUTUBRO DE... 1905 – Maria Fontes foi nomeada professora substituta da escola do bairro Ipiranguinha, em São Bernardo (hoje Santo André). 55 pombos inscritos para a prova entre o Alto da Serra (Paranapiacaba) e São Paulo, Capital. Bordeaux, França, 5 – Os operários e carvoeiros do porto declararam-se em greve.
1970 - Daisy Almeida Gerbelli entregava ao prefeito Aldino Pinotti, de São Bernardo, uma espada usada na guerra do Paraguai. Pertenceu ao capitão Eduardo Manuel de Almeida, o Maneco do Padre, que foi dono do Cartório de Registro da cidade. NOTA DA MEMÓRIA - A espada passou a compor o acervo do Museu Histórico e Pedagógico Antonio Raposo Tavares, de saudosa memória. Hoje está preservada no Centro de Memória da Prefeitura, onde “Memória” a fotografou juntamente com descendentes do Maneco do Padre, filho do padre Manoel Inocêncio Lustosa, este nome de rua ao lado da Basílica da Boa Viagem. 1930 – Suspenso o tráfego do bondinho/trenzinho que interligava Santo André a São Caetano e a São Bernardo, e que era mantido pela Empresa Imobiliária São Bernardo, criada pelos Pujol e assumida pelos Simonsen. Ideia era criar uma linha de ônibus interligando a região com a Praça da Sé, em São Paulo. Fervia a política nacional. Decretado feriado no país por 15 dias. Chamados os reservistas do Exército das 1ª e 2ª categorias. Registrado bombardeio aéreo em Belo Horizonte.
1995 – Iniciava-se a edição 59º dos Jogos Abertos do Interior, em São José do Rio Preto. A região inscrevia 785 atletas. ”O Anel de Magalão”, do dramaturgo Luís Alberto de Abreu, reestreava no Teatro Eugênio Kusnet, em São Paulo, com a Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes. Direção: Ednaldo Freire. NOTA DA MEMÓRIA – Luís Alberto de Abreu e Ednaldo Freire, nomes importantes do teatro revelados em Ribeirão Pires.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Mato Grosso, hoje é o aniversário de Cáceres e Jaciara Na Bahia, Contendas do Sincorá e Livramento de Nossa Senhora Em Santa Catarina, Coronel Freitas e Quilombo E mais: Conceição da Barra (ES), Ipaporanga (CE) e Monte Carmelo (MG). HOJE Início da Semana da Criança Dia do Tecnólogo Educacional Dia do Prefeito. Também celebrado em 11 de abril. São Bruno 6 de outubro (Colônia, Alemanha, 1030 – Squillace, Calábria, Itália, 1101). Fundador da Ordem dos Monges Cartuxos. Foto: blog Nossa Sagrada Família



Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.