Política Titulo Proteção

Santo André cria programa Patrulha Amiga do Animal

Lei prevê que a GCM realize atendimento exclusivo de ocorrências envolvendo pets

26/09/2025 | 08:02
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A Câmara de Santo André aprovou a Lei 10.870/2025, que autoriza a criação do programa “GCM – Patrulha Amiga do Animal”. A proposta, de autoria dos vereadores Ana Veterinária (PSD) e Rodolfo Donetti (Cidadania), prevê a destinação de agentes e viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) para o atendimento exclusivo de ocorrências envolvendo animais no município.

Com efetivo e viaturas personalizados, o programa terá atuação ostensiva e preventiva em casos de maus-tratos, abandono e fiscalização de estabelecimentos irregulares, como canis e clínicas clandestinas. A população poderá acionar o serviço pelos canais oficiais da prefeitura. “O objetivo é garantir segurança para quem fiscaliza e proteção para os animais”, destacou a vereadora. Para Donetti, a iniciativa fortalece a integração entre segurança pública e causa animal.

LEIA TAMBÉM:

DGABC

Santo André entra na rota de operação contra fraude do PCC em combustíveis 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;