Cultura & Lazer Titulo
Câmara Bahiana do Livro vai premiar obra mais vendida no Brasil
Do Diário do Grande ABC
24/05/2000 | 15:55
Compartilhar notícia


A Câmara Bahiana do Livro lançou nesta quarta, em Salvador, o Prêmio Cabral, que vai premiar o livro mais vendido no Brasil. "Vamos premiar o melhor livro, a partir da quantidade de exemplares vendidos", disse o jornalista e escritor Adinoel Mota Maia, idealizador do Cabral e assessor da Câmara Bahiana do Livro.

A comissao do prêmio consultará todas as editoras brasileiras com tiragens expressivas e distribuiçao nacional, solicitando informaçoes precisas sobre as vendagens anuais, que terao de ser comprovadas por cópias de notas de vendas a livrarias e outros estabelecimentos comerciais. Ficam de fora as escolas. "A idéia é contar apenas os exemplares de obras de autores nacionais e estrangeiros que os leitores comprem por livre escolha", explicou Maia.

Segundo ele, o objetivo do Prêmio Cabral, ao informar os líderes de venda, é motivar as editoras brasileiras a perseguirem números maiores. "Se os leitores de revistas e jornais contam-se em milhoes por que as maiores vendagens de livros chegam raramente aos cem mil exemplares?" Este ano o Prêmio Cabral (uma placa com a figura de Pedro Alvares Cabral e diploma expedido pela Câmara Bahiana do Livro) será restrito às obras que tratem de temas da História do Brasil para marcar os 500 anos do Descobrimento. O resultado vai ser divulgado na Feira Internacional do Livro da Bahia, em agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;