Internacional Titulo
Crânio de um papa foi roubado de museu na Espanha
Do Diário do Grande ABC
11/04/2000 | 14:54
Compartilhar notícia


O crânio de um papa do século XIV que se encontrava em um museu espanhol foi roubado no último fim de semana, segundo informou, nesta terça-feira, a polícia. Sem fornecer maiores detalhes, as autoridades disseram que o crânio do papa Benedicto XIII e a urna que o continha desapareceram de um palácio no povoado de Sabiñánego, na regiao de Aragao.

Benedito XIII foi pontífice durante uma época turbulenta para a Igreja Católica, conhecida como a época do Grande Cisma, de 1378 a 1417. Nessa fase havia dois papas rivais que logo passaram a três, cada um com seus próprios cardeais. Por um tempo houve um Papa em Avignon, França e outro no Vaticano, em Roma.

O papa Benedito XIII, que se declarou seguidor da facçao de Avignon, ascendeu ao trono de Sao Pedro em 1394. Logo foi declarado herege por negar-se a abdicar, depois que Alexandre V foi eleito como um terceiro Papa, em um esforço para pôr fim às rivalidades. Benedito XIII morreu em um castelo na costa sul da Espanha, em 1423, aos 95 anos. Com o passar dos séculos, seus restos foram extraviados, à exceçao do crânio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;