Política Titulo
PMDB filia secretários de Marinho e William Dib
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
06/10/2011 | 07:25
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


 

O PMDB de São Bernardo seguiu à risca a postura nacional da legenda de não enxergar cor partidária para firmar alianças e filiações. A sigla garantiu ingressos de integrantes do primeiro escalão do governo Luiz Marinho (PT) e da gestão do ex-prefeito William Dib (PSDB). O atual secretário de Comunicação, Edmar Luz de Almeida, e o ex-titular da Pasta de Saúde Walter Cordoni já anunciaram suas filiações e pré-candidaturas à Câmara em 2012. O ex-gestor de Administração Paulo Guidetti também sacramentou sua entrada no PMDB.

Segundo líderes peemedebistas na cidade, a chegada de políticos das duas alas mostra que o PMDB está maduro para ter candidatura própria ao Paço. O vereador Tunico Vieira é o cotado para encabeçar a chapa. "Como não fui alçado à política por família, tive de ir aprendendo tudo com outros políticos. Isso me deu condição de ter uma maturidade política maior", comentou o parlamentar, que disputou a eleição de 2004 como vice na chapa encabeçada pelo petista Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e depois assumiu a Secretaria de Relações Internacionais e Institucionais do até então adversário William Dib.

Apesar de anunciar com pompa candidatura própria, o PMDB não descartou se alinhar com o PT. Oficialmente, a legenda adota postura independente na Câmara, mas aprova projetos considerados polêmicos do governo, como a criação da SBCPrev, novo sistema previdenciário do município. E a filiação de Edmar fez com que o partido tivesse um representante no primeiro escalão petista pela primeira vez no mandato de Marinho.

O secretário de Governo, Maurício Soares (PT), esteve presente no ato de filiação de Edmar e de outros 31 militantes, na manhã de ontem, na Câmara. Até posou ao lado da cúpula peemedebista na foto oficial. "Não estou articulando nada, mas até 2012 pode haver aliança. Isso é perfeitamente possível", admitiu Maurício.

O presidente do PMDB de São Bernardo, Vanderlei Joeli, também reforçou o discurso de que "na política tudo é possível" e ainda lembrou que alas da sigla ainda endossam coro em prol da manutenção do acordo com Marinho. Porém, minimizou qualquer movimentação. "Há gente que quer que caminhemos juntos com o PT, mas só gostariam."

Joeli frisou que precisa agregar nomes de peso político para a candidatura própria do PMDB ganhar força necessária e não haver mudança de curso no meio do caminho. "Temos apoio da estadual e da nacional. Estamos articulando com vereadores para apoiarem nosso projeto. Tenho certeza que ganharemos musculatura em pouco tempo. E seremos a terceira via de verdade na cidade", emendou o dirigente, em recado claro ao deputado estadual Alex Manente (PPS), que tem se colocado como alternativa no pleito de 2012.

RIXA

Edmar não conseguiu esconder o desconforto ao ser questionado sobre o posicionamento de Alex com relação ao seu desligamento do PPS. Ele coordenou a campanha do deputado estadual à Prefeitura de São Bernardo em 2008 e, depois do acordo entre Alex e Marinho no segundo turno eleitoral, foi nomeado para a Pasta de Comunicação.

"O Alex entendeu. Sabe das minhas convicções, do meu potencial. Nos respeitamos muitos. Daqui para frente não seremos antagônicos, mas vamos somar em caminhos diferentes para a cidade", disse Edmar, que revelou ter colocado o cargo à disposição a Marinho. "Foi uma indicação do PPS. O prefeito me disse para ficar tranquilo, que iria resolver isso nas próximas semanas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;