Setecidades Titulo Saúde

Diadema promete diminuir o tempo de exames para 1h nos Pronto Atendimentos

Taka Yamauchi inaugurou o primeiro laboratório do Exame Sem Demora na unidade Eldorado e afirma economia de R$ 400 mil por mês

21/08/2025 | 13:23
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC
Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Diadema inaugurou nesta quinta-feira (21) o programa Exame Sem Demora, que visa reduzir o tempo de liberação de resultados de exames para até uma hora nas quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do município. O prefeito Taka Yamauchi (MDB) esteve na unidade Eldorado para inaugurar o primeiro laboratório da iniciativa, que deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 400 mil mensais aos cofres públicos, segundo estimativa da administração municipal.

Além de agilizar os diagnósticos, o programa busca desafogar os hospitais da cidade e ampliar a oferta de medicamentos aos pacientes. O prefeito garantiu que, até a próxima semana, o Hospital Municipal e as UPAs Central e Paineiras também passarão a contar com o novo sistema.

Durante o evento de lançamento, Yamauchi afirmou que, anteriormente, os exames chegavam a demorar mais de oito horas. “Recebemos a saúde em estado caótico, com filas intermináveis. Havia mais de 120 mil exames e consultas especializadas represados, o equivalente a 80 km de fila. Já conseguimos reduzir mais de 60% desse volume. Antes, um simples exame de sangue levava de oito a 12 horas. Hoje, com os novos equipamentos, em até 59 minutos o resultado já está disponível no sistema”, declarou.

DGABC

O Exame Sem Demora contempla análises clínicas, como sangue e urina, além de exames de imagem, como mamografias, raio-x, eletrocardiogramas e outros, sob livre demanda. A expectativa da Prefeitura é que, mesmo com a implantação dos mini laboratórios em todas as unidades, o modelo atual gere economia e permita a destinação de recursos para outras áreas.

O secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos do Nascimento, explicou que a economia foi possível graças a um processo licitatório.

“Foi uma licitação aberta, vencida por uma empresa de laboratórios que assumiu a prestação do serviço nas quatro unidades. Não houve custo adicional para a Prefeitura”, pontuou o secretário.

LEIA TAMBÉM:

Diadema convoca 56 aprovados em concursos públicos; veja a lista 

CAMPANHA 

A área da saúde foi uma das principais bandeiras da campanha eleitoral de Taka Yamauchi em 2024. Na ocasião, o atual prefeito fez críticas à gestão anterior, comandada por José Filippi Júnior (PT). 

“Diadema acumulava governos que prometiam muito e entregavam pouco. Agora, os avanços são concretos, com respeito ao dinheiro público, uso de novas tecnologias e busca de soluções práticas”, disse.

REUNIÃO COM TARCÍSIO

Em julho, o prefeito se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e saiu do encontro com a promessa da implantação de um novo serviço de especialidades para o município. Atualmente, Taka aguarda os detalhes técnicos para a instalação de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Diadema.

“Recebemos sinalização positiva de que haverá custeio para o equipamento. As próximas semanas serão cruciais para que possamos fazer o anúncio oficial”, finalizou o prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;