Cultura & Lazer Titulo
Barroco brasileiro embarca para mostra na França
Ricardo Ditchun
Da Redaçao
04/10/1999 | 19:05
Compartilhar notícia


O filé mignon do barroco brasileiro deixará o país até o dia 13 deste mês. O acervo, cerca de 400 obras abrigadas em cinco acervos públicos e dez privados de oito Estados, partirá em três avioes cargueiros com destino a Paris, na França. O motivo é a monumental exposiçao O Brasil Barroco - Entre Céu e Terra, que ocupará o Museu Petit Palais de novembro deste ano a fevereiro de 2000. A manifestaçao do barroco, no Brasil, foi um importante veículo de propaganda da fé católica e, por suas peculiaridades estéticas, transformou-se também em um dos aspectos mais originais da arte desenvolvida em nosso território ao longo dos séculos XVII e XVIII.

A mostra, o maior evento cultural brasileiro realizado este ano no exterior, e também a maior exibiçao sobre barroco já realizada fora do país, integra com destaque o calendário de comemoraçoes pela passagem dos 500 anos do Descobrimento. Do ponto de vista francês, a exposiçao também é encarada como um dos grandes acontecimentos culturais do ano. Tanto que o governo a incluiu - desde o início deste ano, aliás - na agenda da Paris-2000, uma série de grandiosos eventos destinados a marcar a passagem para o ano 2000. O Brasil Barroco servirá, ainda, para que o Museu Petit Palais, localizado na avenida Champs Elysées, celebre um século de existência.

A coleçao, que tem Maria Ignez Mantovani como coordenadora técnica, reúne esculturas de madeira, barro, ourivesaria, gravuras, painéis e livros. De Sao Paulo seguirao peças do Museu de Arte Sacra, Museu Paulista da USP (Universidade de Sao Paulo), Fundaçao Klabin e da colecionadora particular Silvia Soares de Souza Aranha. A equipe de curadores é formada por Angelo Oswaldo de Araújo Santos, pelo Brasil, Gilles Chazal, pela França, e, ainda, por Edouard Pommier, da Uniao Latina, instituiçao intergovernamental que congrega 35 países de língua latina.

O Museu de Arte Sacra de Sao Paulo, onde trabalha Maria Ignez, emprestará 35 obras para o Petit Palais, incluindo esculturas de Aleijadinho, Francisco Xavier de Brito e Manoel Inácio da Costa, três dos nomes mais esperados e comentados pela imprensa francesa. O processo de embalagem das peças teve início nesta segunda, às 9h, no Museu de Arte Sacra. Nesta terça, até as 15h, serao embalados os demais lotes de Sao Paulo. Para se ter uma idéia do cuidado em relaçao ao transporte, cada caixa será equipada com um sensor inglês capaz de detectar, de três em três minutos, a mais sutil variaçao de temperatura e umidade.

Outros acervos bastante importantes dedicados ao barroco brasileiro, e que, portanto, nao poderiam deixar de estar representados em Paris, sao os dos museus de Ouro Preto e do Ouro, em Sabará, ambos em Minas Gerais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;