Internacional Titulo
Cartagena nega traslado de meninos de rua por causa de Clinton
Do Diário do Grande ABC
25/08/2000 | 15:32
Compartilhar notícia


A prefeita da cidade colombiana de Cartagena, Gina Benedetti, negou esta sexta-feira versoes de líderes humanitários de que 300 crianças indigentes estejam sendo trasladadas por causa da visita que o presidente dos EUA Bill Clinton fará na próxima quarta-feira ao balneário caribenho.

A prefeita explicou que ``o que acontece é que a chegada do presidente dos EUA coincide com o programa de atençao a menores desprotegidos que venho aplicando desde que assumi o cargo'.  

Clinton permanecerá 10 horas em Cartagena para expressar ao colega colombiano, Andrés Pastrana, que apóia a execuçao de um programa anti-drogas elaborado por Bogotá para o qual Washington investirá 1,3 bilhoes de dólares em ajuda econômica e militar, e para conversar sobre outros assuntos da agenda binacional.

Dirigentes humanitários do departamento de Bolívar, do qual Cartagena é a capital, denunciaram no início desta semana que funcionários da prefeitura estavam recolhendo com pressa os meninos de rua, para que Clinton e sua comitiva apreciassem 'uma cidade bonita.' 

Essas declaraçoes provocaram críticas por parte das guerrilhas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, marxistas). Um dos comandantes da guerrilha, Andrés París, declarou à imprensa que as autoridades de Cartagena haviam assumido uma atitude hipócrita para exibir ao chefe do império uma realidade diferente da colombiana.

As FARC -comprometidas numa negociaçao de paz com o Governo- se opoem rotundamente à ajuda americana para o plano anti-drogas e à visita de Clinton, com o argumento de que supoe o prelúdio da intervençao militar direta dos EUA na Colômbia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;