Internacional Titulo
Reunião de Marrakech termina com consenso sobre Cúpula no Brasil
Da AFP
25/03/2005 | 17:22
Compartilhar notícia


Os chanceleres sul-americanos e árabes concluíram, nesta sexta-feira, a reunião ministerial de Marrakech, destinada a preparar a Cúpula de Brasília, com um consenso sobre a declaração que estabelecerá as bases para uma nova era de cooperação entre as duas regiões.

Os dois blocos pretendem fomentar a cooperação nas áreas política, social, econômica, cultural e tecnológica; e entre seus países e os organismos internacionais, informou o chanceler marroquino, Mohamed Banaissa, ao final da reunião.

Um dos objetivos do encontro, que foi batizado de 'Cúpula da Esperança', é desenvolver a cooperação Sul-Sul, como uma "nova tendência estratégica" que pretende somar esforços visando uma posição mais sólida nas relações com o Norte, destacou Banaissa.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, garantiu que esta estratégia de reforçar a cooperação Sul-Sul tem por "objetivo mudar a geopolítica e a geografia mundial sem confrontação".

A declaração que será aprovada pelos chefes de Estado e de Governo em Brasília tem vários eixos de atuação, que vão da já citada consolidação dos laços entre as duas regiões, até a cooperação cultural e econômica, passando pelo estabelecimento de um novo regime financeiro internacional, desenvolvimento sustentável e combate à pobreza e à fome.

Os pontos de provocaram mais divergências entre os dois blocos foram terrorismo, solução do conflito no Oriente Médio e mecanismos de acompanhamento das decisões da Cúpula, mas todos foram superados, garantiram os dois chanceleres.

Principais pontos - Os países árabes e sul-americanos superaram nesta sexta-feira, em Marrakech, suas divergências e redigiram a declaração que os chefes de Estado e de Governo das duas regiões firmarão na Cúpula de Brasília, em 10 e 11 de maio.

A declaração, de 19 páginas, tem os seguintes pontos: Reforço da cooperação bilateral e das relações multilaterais; reforço da cooperação cultural entre as duas regiões; cooperação econômica; comércio internacional; sistema financeiro internacional; desenvolvimento sustentável; desenvolvimento da cooperação Sul-Sul; cooperação científica e tecnológica; sociedade de informação; ação contra a fome e a pobreza; desenvolvimento de assuntos sociais; e mecanismos para a cooperação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;