Economia Titulo Prorrogação

Empresários pedem prazo maior para tarifaço de Trump

Indústria solicitou a Alckmin que o governo negocie ampliação para vigência da tarifa de 50%

16/07/2025 | 08:11
Compartilhar notícia
FOTO: Lula Marques | Agência Brasil
FOTO: Lula Marques | Agência Brasil Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A indústria brasileira pediu nessa terça-feira (15) ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que o governo negocie com os Estados Unidos uma prorrogação para o início da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. A proposta do setor é estender o prazo por pelo menos 90 dias para permitir novas negociações.

LEIA MAIS: Tarifaço pode tirar inicialmente mais de 3.500 empregos no Grande ABC

Após reunião com representantes do setor produtivo, Alckmin reconheceu que o tempo é curto, mas afirmou que a prioridade do governo é encontrar uma solução antes do prazo atual. “O prazo é exíguo, mas vamos trabalhar para dar o máximo nesse período”, disse. 

DGABC

Segundo o vice-presidente, o governo não pretende, neste momento, solicitar oficialmente uma extensão. “Houve uma colocação aqui de que o prazo é exíguo, mas a ideia do governo não é pedir que seja estendido, e sim resolver até o dia 31. Vamos trabalhar para avançar nos próximos dias”, afirmou.

A proposta de adiamento foi reforçada por entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), cujo presidente, Josué Gomes, participou do encontro. Segundo Alckmin, os próprios empresários brasileiros vão se mobilizar para pressionar os parceiros norte-americanos a ampliar o prazo, iniciativa que poderia abrir espaço para acordos comerciais mais amplos.

UNIÃO

Após a reunião, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, afirmou que o setor está unido na busca por uma solução negociada. “O que temos aqui é um verdadeiro perde-perde. Não faz sentido econômico, social ou geopolítico. Estamos convergentes com o governo e confiantes de que é possível contornar essa situação”, disse.

LEIA MAIS: Tarifaço de Trump gera debate no Grande ABC

Josué Gomes da Silva manifestou otimismo quanto à retomada do diálogo com os Estados Unidos e reafirmou o engajamento da indústria brasileira no esforço conjunto por soluções que beneficiem os dois lados. “Vamos dar todo o suporte, todo o apoio para que o Brasil chegue a um entendimento em benefício das populações e empresas brasileiras e americanas”, concluiu. 

Alckmin lembrou durante o encontro que o Brasil já havia enviado uma carta ao governo dos EUA, há dois meses, propondo negociações, sem ter recebido resposta. Agora, o governo enviará nova correspondência para cobrar um posicionamento.

O vice-presidente disse que a medida de Trump não se justifica do ponto de vista econômico. Segundo Geraldo Alckmin, os Estados Unidos mantêm superávit comercial com o Brasil há 15 anos. “De janeiro a junho deste ano, as exportações dos EUA para o Brasil cresceram 11,48%, enquanto as brasileiras subiram apenas 4,37%. Não faz sentido, é uma tarifa totalmente despropositada”, criticou o vice.

Ao lado de representantes do agronegócio, Alckmin reiterou a posição do governo brasileiro de que a tarifa é injusta e sem fundamento. “É uma decisão equivocada, porque os Estados Unidos têm superávit na balança com o Brasil há anos. Não faz o menor sentido essa medida”, concluiu.

PRESIDENTE DOS EUA

O presidente Donald Trump, comentou nessa terça, 15, sobre a tarifa de 50% para o Brasil. Questionado sobre a justificativa da taxação dos produtos brasileiros, o presidente norte-americano respondeu “porque eu sou capaz de fazer isso. Ninguém mais seria capaz”. 

LEIA MAIS: Expectativa de piora na economia aumenta com tarifaço de Trump, aponta pesquisa Genial/Quaest

Apesar de defender por diversas vezes que existe uma caça às bruxas em relação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ontem Trump afirmou que o liberal “não é como um amigo”, mas que “ele é alguém que conheço”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;