Política Titulo Raia petista
Cafeicultor é favorito para
a vice do PT de S.Caetano

Pré-candidato ao Paço, Edgar Nóbrega promete anúncio
no domingo; três nomes são os mais cotados na disputa

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
21/06/2012 | 07:16
Compartilhar notícia


A cúpula petista de São Caetano deve anunciar o vice do pré-candidato ao Palácio da Cerâmica, vereador Edgar Nóbrega, somente na convenção do partido marcada para domingo. Três nomes estão colocados na disputa. No entanto, o nome do cafeicultor Santo Crociari - filiado há dois anos na legenda - é relatado como favorito nos bastidores.

Crociari assinou ficha do PT dois anos atrás por ser simpático à política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também favoreceu empresários do ramo agrícola e bancário. Antes, foi cogitada a filiação em legendas que poderiam ser aliadas no pleito eleitoral deste ano. A ideia naufragou pela forte influência do grupo governista liderado pelo prefeito José Auricchio Júnior (PTB) nas demais agremiações - são 17 legendas alinhadas ao governo.

A indicação de nome ligado ao empresariado sela a estratégia política do PT em infiltrar o nome do partido nas classes A e B. "Eu gostaria muito de tê-lo como vice. É uma pessoa (Crociari) muito honesta e simples", elogiou Edgar.

Com a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2010, o meio político nacional passou a tratar a presença feminina em chapas majoritárias e proporcionais como fundamental para certo sucesso eleitoral. Para tanto, Edgar também considera o nome de Solange Caetano, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado, para a dobrada. "Ela é uma sindicalista que dialoga muito bem com a militância mais à esquerda do PT e é uma mulher", pontuou Edgar.

Vindo de fora, o presidente do PRTB - única sigla no arco de alianças petista -, Ângelo Nicola Neto, corre por fora pela indicação de vice. "Ele é morador do bairro Barcelona, um dos mais tradicionais da cidade", ressaltou Edgar. A estratégia seria a mesma de Crociari: se aproximar da classe mais conservadora do município.

De acordo com Edgar, a definição do nome passa pelo cuidado de não desagradar e nem causar rachas internos. "Não queremos cometer erros do passado", declarou.

 

NA MESMA

O também pré-candidato ao Paço de São Caetano e vereador Paulo Pinheiro (PMDB) passa pelo processo de escolha do vice. Após ter rejeitado a participação de Edgar na vaga, o peemedebista vê a professora da rede pública da cidade Lúcia Dalmas (PMDB) despontar como favorita para a vaga. Moacyr Guirão (PMDB), Robinson Castropill, Eliana Volpate (PTN) e Octávio Kahn (PPL) também pleiteiam o cargo.

Ontem, ação impetrada por Nilo Figueiredo (PMDB) contra a dissolução da comissão provisória do PMDB municipal pela executiva estadual foi extinta pela 5ª Vara Cível do Fórum Central de São Paulo. A ação destitui aliados de Auricchio do comando da sigla e garante Pinheiro na presidência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;