Internacional Titulo
Astronautas se preparam para viagem à ISS
Da AFP
31/03/2004 | 15:31
Compartilhar notícia


Três astronautas partirão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) em 19 de abril, dois deles - o russo Gennady Padalka e o americano Mikhael Fincke - para substituir a equipe que está lá desde outubro passado, informaram nesta quarta-feira oficiais da agência espacial russa.

Os dois substituirão Alexei Kalery e Michael Foale, e passarão seis meses na estação. O holandês Andre Kuipers, um astronauta de 45 anos da Agência Espacial Européia (ESA), passará menos de duas semanas na estação. Ele deverá voltar à Terra com Kalery e Foale, em 30 de abril.

O trio concluiu recentemente os preparativos para a missão em Star City, centro de treinamento de astronautas nos arredores de Moscou. "Trabalhamos duro, nem tive tempo para ligar para os amigos", disse Kuipers aos jornalistas durante entrevista coletiva. "Agora podemos descansar um pouco", emendou.

Os três partirão a bordo de um foquete Soyuz, que será lançado da plataforma de lançamento em Baikonur, Cazaquistão. "Minha família, minhas filhas e meus pais estarão em Baikonur no dia do lançamento", disse Kuipers, que fará sua primeira viagem ao espaço.

Padalka e Fincke têm previstos dois passeios espaciais, em julho e em agosto, para instalar o equipamento necessário para o novo veículo automático de carga (ATV de Automatic Transfer Vehicle), construído pelos europeus e que deverá chegar à estação em abril de 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;