Internacional Titulo
Partes não chegam a acordo sobre o Kosovo
Da AFP
07/12/2007 | 20:30
Compartilhar notícia


O informe dos mediadores internacionais nas negociações sobre o estatuto final da província sérvia de Kosovo entregue nesta sexta-feira ao secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) Ban Ki-moon conclui que a conversações dos últimos quatro meses entre Belgrado e os dirigentes separatistas da província sérvia não chegaram a um consenso.

"Depois de 120 dias de negociações intensas, as partes foram incapazes de chegar a um acordo sobre o estatuto de Kosovo", diz o informe do grupo de mediadores (integrado por UE, EUA e Rússia).

Nesta sexta-feira, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) decidiu manter sua força em Kosovo, a KFOR, que conta com cerca de 17 mil soldados. Mas deixou para os ministros de Relações Exteriores da União Européia, que se reúnem segunda-feira, a função de chegar a um consenso sobre a possibilidade de conceder uma declaração unilateral de independência a Kosovo.

Os kosovares albaneses afirmaram que no caso do fracasso das negociações, eles proclamariam a independência de Kosovo unilateralmente, mas que isso seria feito em harmonia com americanos e europeus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;