Política Titulo
Brasil está se firmando como potência mundial, diz Condoleeza Rice
Do Diário OnLine
Com Agências
26/04/2005 | 20:32
Compartilhar notícia


A secretária de Estado americana, Condoleeza Rice, afirmou nesta terça-feira que o Brasil "está se firmando como uma potência mundial" e que os Estados Unidos "olham com bons olhos esse papel crescente do país no mundo inteiro". Ela está em visita oficial a Brasília, onde se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em discurso na embaixada americana em Brasília, a secretária afirmou que "o Brasil é um grande país e um grande conjunto de culturas, um amigo maravilhoso dos Estados Unidos, que vai contribuir para um mundo melhor".

Rice chegou a Brasília sob um forte esquema de segurança, na manhã desta terça-feira. No encontro com Amorim, ela ressaltou a importância da cooperação entre os dois países no campo comercial, com o fortalecimento da OMC (Organização Mundial do Comércio) e a superação dos impasses para a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Sobre o apoio dos EUA ao desejo do Brasil de ter uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), Rice se manteve evasiva. "Os Estados Unidos consideram muito importante uma reforma das Nações Unidas, incluindo o Conselho de Segurança, mas dentro de uma ampla reforma e não por partes isoladas". A secretária reconheceu que o mundo mudou desde a criação da ONU, em 1945, e que essa reforma deve refletir isso.

O Brasil está realizando esforços comuns para chegar ao Conselho de Segurança ao lado da Alemanha, Índia e Japão, países que também desejam um assento permanente no organismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;