Internacional Titulo
Explosao em jornal de Roma deixa um ferido
Das Agências
22/12/2000 | 14:47
Compartilhar notícia


Uma pessoa foi ferida nesta sexta-feira em Roma, na explosao de uma bomba na sede do jornal independente de esquerda Il Manifesto, informaram os bombeiros.

A pessoa ferida, levada para um hospital nas proximidades, foi identificada como Andrea Insabato, extremista de direita e ex-membro do grupo terrorista de direita Núcleo Armado Revolucionário (NAR), que operava nos anos 70, confirmou a polícia.

A explosao ocorreu ao meio-dia (9h de Brasília) no terceiro andar do edifício situado no centro de Roma, a poucos metros da conhecida Praça de Espanha e da Câmara de Deputados.

A bomba provocou grandes danos à redaçao do jornal, principalmente nos móveis. A polícia ordenou a evacuaçao de todo o prédio. Nenhum funcionário do jornal foi ferido.

O atentado foi unanimemente condenado pela classe política italiana. Numerosas personalidades políticas chegaram ao local, entre as quais o líder de Democráticos de Esquerda, maior partido da coalizao do governo de centro-esquerda, Walter Veltroni, que denunciou ``a deterioraçao do clima' político na Itália.

Il Manifesto, que se define ``jornal comunista', goza de um grande prestígio por suas posiçoes independentes e tem sido muito crítico ao atual governo de centro-esquerda.

O jornal, fundado em 1971 por um grupo de intelectuais e comunistas dissidentes do Partido Comunista Italiano (PCI) que se opunham ao ``estalinismo', nao tinha sido em seus 30 anos de história alvo de atentados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;