Esportes Titulo
São Caetano dá pontapé inicial na Copa SP
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
07/01/2010 | 08:00
Compartilhar notícia
Fernando Dantas/DGABC


O São Caetano será o primeiro representante do Grande ABC a estrear na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Hoje, às 14h (com TV+), no Estádio Décio Vitta, em Americana, o Azulinho enfrenta o Rio Branco e mais do que uma vitória para iniciar o torneio com o pé direito, o técnico Dino Camargo tenta controlar os ânimos dos jovens jogadores.

"Toda estreia gera ansiedade e temos de saber controlar os meninos. São jovens de 16, 17 e 18 anos, que ainda estão em formação de personalidade, mas que também estão concentrados para estrear com vitória e começar bem", explicou o treinador.

O elenco é formado por atletas do time sub-20, que disputaram o Campeonato Paulista da categoria, e outros do sub-17, campeões da Copa Bandeirante em dezembro passado - a Copa São Paulo é disputada por jogadores até 18 anos.

Vice-campeão em 2008 e jogando em casa, é de se esperar que o Rio Branco parta para cima do São Caetano. No entanto, Dino Camargo afirmou que o time do Grande ABC está preparado. "Treinamos várias formações táticas, e vamos adequá-las dependendo do adversário. Devemos entrar no 4-4-2, mas testamos também o 3-5-2", comentou.

Segundo o técnico, a mudança de estilo de jogo é fundamental a uma equipe antes e durante a partida. "Tem de haver variação, porque não se pode ter um esquema rígido. É preciso poder sair da marcação adversária e tentar alternâncias de jogadas."

Apesar de não confirmar a escalação por ter uma dúvida no meio-de-campo, Dino Camargo deve escalar o São Caetano com: Jean; Vágner, William, Heitor e Ronelly; Silas, Kelvin, Marco Antônio (Matheus) e Nei; Natan e João Olavo. Destes, quatro fazem parte do time sub-20 (os zagueiros William e Heitor, o meia Matheus e o atacante João Olavo), e os demais são oriundos da equipe sub-17.

Terminado o jogo contra o Rio Branco, Dino Camargo não voltará ao hotel e ficará no Décio Vitta para assistir ao jogo entre América-MG e Americano-MA, próximos adversários do Azulinho na competição.

Segundo o treinador, é importante ter noção de como se comportam os concorrentes dentro das quatro linhas, porque as informações extra-campo ele já tem. "São equipes formadoras de jogadores. Tanto o Americano, que tem boa estrutura de base no Maranhão, quanto o América, que é o atual campeão mineiro sub-20, e o próprio Rio Branco. Então, são quatro equipes com gabarito para se classificar, e quem errar menos avança", avaliou e concluiu o treinador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;