Cultura & Lazer Titulo
Dia da secretária é lembrado na Web
José Guerra
Do Diário OnLine
29/09/2003 | 15:25
Compartilhar notícia


Neste dia 30 de setembro comemora-se o dia da secretária. Por isso a profissão está mais do que em destaque na Internet, não só nas páginas de lojas que fazem vendas on-line — que sugerem aos patrões presentear suas funcionárias com flores, bombons, perfumes etc. — mas em especial em sites informativos sobre o tema. Um deles é o Secretariando.

A página, direcionada ao debate do dia-a-dia da secretária, traz em sua home colunas mensais com dicas para melhorar o desempenho do trabalho. Uma delas, por exemplo, fala do problema do atraso freqüente no horário de entrada e como isso pode prejudicar a imagem da profissional. Outra explica a importância da etiqueta empresarial — incluindo aí o modo de se vestir ou se apresentar no ambiente de trabalho.

O endereço traz também links para associações e sindicatos da categoria no Brasil e no mundo, código de ética da profissão e agenda de eventos. Para ajudar a encontrar um novo emprego, a secretária pode disponibilizar seu currículo no banco de dados do site, ou se matricular em um dos cursos on-line oferecidos.

Sugestões de marketing pessoal, motivação e sucesso na carreira também estão entre os assuntos abordados na página, que oferece ainda opções de leitura de jornais e revistas nacionais e estrangeiros e tradução, para o caso da secretária bilíngüe.

Dia especial - Durante a segunda fase da Revolução Industrial (iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha Lilian Sholes testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.

Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos anuais para escolher a melhor datilógrafa. Como muitas secretárias participavam da competição o dia passou a ser conhecido como o "Dia da Secretária".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;