Política Titulo Ajuda
Tucano coordena o plano de Vanessa para Mauá
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
20/06/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


O supermercadista José Roberto Lourencini (PSDB) foi anunciado ontem como o coordenador do plano de governo da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) à Prefeitura de Mauá. A oficialização ocorreu durante ato de apresentação das diretrizes para a formulação da peça, na casa de eventos Coke Luxe. O tucano vai na contramão do seu partido, que na segunda-feira homologou a candidatura a prefeito de Edimar da Reciclagem.

O empresário se mostrou à vontade no evento, sem qualquer sinal de constrangimento com a situação. Usou a naturalidade, inclusive, para delegar ao presidente do tucanato municipal, Márcio Canuto, a sua permanência no PSDB. "Não vou pedir para sair, mas o presidente tem autonomia para fazer o que quiser."

Filiado à legenda há 22 anos, Lourencini declarou que o governador Geraldo Alckmin "deve até apoiar Vanessa" e rebateu Edimar, que o alfinetou na convenção do PSDB ao dizer que o seu vice, José Jaime Salgueiro, pediu autorização apenas à mulher para preencher a vaga - o supermercadista, convidado ao posto, desistiu após consultar Vanessa. "O menino (Edimar) foi infeliz. Ironizou minha educação."

A postulante ao Executivo classificou a atitude de Lourencini como "respeito à palavra", disse que o empresário está no "Partido de Mauá" e sinalizou que ainda conta com o apoio de Alckmin. "A afinidade que tenho com o governador não será apagada pela candidatura do PSDB. O trabalho feito em parceria com o governo do Estado será evidenciado durante a campanha."

Em resposta aos adversários Donisete Braga (PT) e Atila Jacomussi (PPS), Vanessa alçou seu pai, o ex-prefeito de Mauá Leonel Damo (PMDB), ao palanque. "Meu pai é exemplo para mim, me ensinou muito. E sempre me deu autonomia para construir meu caminho", discorreu, descartando esconder Damo durante a campanha, como chegaram a sugerir o petista e o popular-socialista. "Estará ao meu lado sendo candidato a vereador ou não."

No discurso, o ex-prefeito exaltou a filha, segundo ele, "jovem, preparada e determinada". "Sempre dizia lá em casa que a mulher precisa entrar na política, porque é mais ‘trabalhadeira' que o homem."

SISTEMÁTICA

As diretrizes do plano de governo de Vanessa Damo foram dadas pelo conselho consultivo da sua pré-campanha. O bloco, formado por representantes de diversas áreas da sociedade civil, se reuniu em sete plenárias. Daqui em diante, Lourencini e os partidos da coligação (por ora PMDB, PDT, DEM, PSD e PSL) serão responsáveis por moldar as propostas. Ao contrário do esperado pela deputada, o PP não anunciou apoio à peemedebista ontem.

Vanessa defendeu a criação de mais unidades de Saúde 24 horas, a aprovação de alvará a estabelecimentos comerciais em apenas um dia e o término da "fúria arrecadatória", como classificou taxas criadas pelo governo Oswaldo Dias (PT), como a CIP (Contribuição à Iluminação Pública).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;