Ecovias prepara operações especiais para fluxo entre os dias 17 e 22
A concessionária Ecovias Imigrantes prevê que entre 274 mil e 421 mil veículos desçam a serra em direção ao litoral paulista entre os dias 17 e 22 de abril, período que concentra os feriados da Sexta-feira Santa e de Tiradentes.
LEIA MAIS: Obras na Anchieta e Imigrantes vão alterar trânsito a partir de segunda (14)
Para garantir segurança e fluidez no tráfego, operações especiais serão realizadas no SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), sob supervisão da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e apoio da Polícia Rodoviária.
A Operação Descida (7x3) será implantada nos dias de maior movimento para o litoral, com previsão de fluxo intenso a partir das 13h de quinta-feira (17) até as 18h de sexta (18). Nessa operação, a descida será feita pelas pistas Norte e Sul da Via Anchieta e pela pista Sul da Imigrantes, enquanto a subida ocorrerá somente pela pista Norte da Imigrantes.
Na volta para São Paulo, o movimento deve se concentrar no domingo (20), das 15h às 23h59, e na segunda-feira (21), das 7h às 23h59. Para esses períodos, será adotada a Operação Subida (2x8), permitindo o retorno pela Imigrantes (pistas Norte e Sul) e pela pista Norte da Anchieta.
Se necessário, será ativada a Operação 3ª Faixa na Cônego Domênico Rangoni, liberando o acostamento como faixa extra de tráfego em trecho de 2 km.
Além disso, a Operação Visibilidade posicionará viaturas em pontos estratégicos para ampliar o monitoramento das rodovias. A concessionária também participa do Movimento Afaste-se, que orienta motoristas a manter distância de equipes de resgate e manutenção.
Durante o feriado, 72 viaturas estarão à disposição, incluindo ambulâncias UTI, guinchos (inclusive um modelo 100% elétrico), caminhões Munk e motocicletas.
LEIA MAIS: Ecovias Imigrantes registra lucro líquido de R$ 553,9 mi em 2024
O pagamento de pedágio pode ser feito por cartão de crédito ou débito em todas as cabines manuais. Cabines de autoatendimento também estão disponíveis em pontos como Piratininga, Riacho Grande, Santos e São Vicente.
Com 186 câmeras de monitoramento — e outras 97 com sensores e alarmes automáticos nos túneis da Imigrantes —, a Ecovias reforça a fiscalização eletrônica e presencial.
A concessionária recomenda que motoristas realizem a revisão dos veículos antes da viagem, respeitem os limites de velocidade, evitem o uso de celular ao volante e não consumam bebidas alcoólicas.
O telefone de emergência 0800 019 7878 funciona 24 horas, assim como o atendimento via WhatsApp e o site [sos.ecovias.com.br](http://sos.ecovias.com.br). Mais informações estão disponíveis nos perfis @_ecovias no X e @ecoviasimigrantes no Threads.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.