Internacional Titulo
Assolada pelo calor intenso, Europa já tem 31 mortos
Da AFP
21/07/2006 | 17:26
Compartilhar notícia


Quase 40ºC na Itália, asfalto das estradas derretendo e apelos à prudência: parte da Europa vai continuar sufocando neste fim de semana sob uma onda de calor que já deixou 31 mortos, sendo 22 na França.

Entre os 22 mortos na França, 10 são pessoas com idades entre 80 e 94 anos, quatro são operários que faleceram em seu local de trabalho e a mais recente vítima é uma criança de 15 meses.

Dois homens de 37 e 53 anos morreram no sul da Espanha. Assim, somam cinco os mortos neste país por causa do calor. Outras duas pessoas morreram na Alemanha, e duas na Holanda.

Na Itália, onde as temperaturas devem alcançar os 40ºC neste fim de semana, a defesa civil decretou um "alerta calor intenso" de nível 3, o mais elevado, na região de Umbria (centro) para sábado, domingo e segunda-feira.

Este alerta já está em vigor desde quarta-feira na Liguria (nordeste).

Milão, Bolonha, Turim e Roma estarão em alerta de nível 2 no sábado.

Na Bélgica, as temperaturas devem chegar a 35ºC no sábado. Na Alemanha, elas devem ficar entre 29ºC e 36ºC.

As condições de trabalho estão muito difíceis nos canteiros de obras das principais cidades européias. "A temperatura está no mínimo em 80ºC", exagera Ben Belhaniti, um operário de 40 anos que trabalha com maçarico em pleno sol no bairro parisiense de La Défense.

As temperaturas estão entre 34ºC e 38ºC no leste da França. Já no sudeste, elas chegam a 39ºC.

O país reforçou a mobilização com alertas nos hospitais e nos asilos e apelos à prudência. Em 2003, uma excepcional onda de calor matou quase 15.000 pessoas na França, e os poderes públicos foram muito criticados na época por sua lentidão na gestão da crise.

Na Grã-Bretanha, a temperatura chegava a 32ºC nesta sexta-feira, mas o fim de semana poderá ser mais ameno. Uma nova onda de calor está prevista para a próxima semana.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;