Esportes Titulo
Primeiro de Maio completa 90 anos em Santo André
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
17/08/2003 | 20:15
Compartilhar notícia


O Primeiro de Maio Futebol Clube, um dos mais antigos de Santo André, completa hoje 90 anos de história sempre recontada pelos principais personagens do clube. No entanto, só é possível reprisar o resumo da ópera. Diriam que o enredo é o mesmo. Os capítulos é que se modificaram desde a noite fria em que alguns operários riscaram os traços da obra no dia 18 de agosto de 1913 na Caverna da rua Coronel Oliveira Lima. Ou nos fundos do armazém da família Piagentini. De lá para cá, surgiram mil datas que ditaram e determinaram uma cronologia quase centenária. Até que se chegasse à Chácara Mimosa fincada na área central da cidade. Na aristocrática avenida Portugal.

Aos poucos, o Primeiro de Maio daria o pontapé inicial na modalidade que iria valorizar a galeria de troféus – o futebol de campo dos imbatíveis Flechas Verdes. Depois, vieram o futsal, o vôlei, o basquete e tudo aquilo que ainda compõe o cenário esportivo de um clube que também dá ênfase ao social.

O atual presidente Cássio José Suozzi de Mello destaca, entre outros, um dos itens importantes das comemorações: a homenagem solene desta segunda-feira à noite aos 90 notáveis que deixaram rastros ou ainda convivem no ambiente, além das famílias de cinco ex-presidentes falecidos e mais cinco funcionários exemplares.

Segundo ele, a sofisticada e bem aparelhada academia é uma das áreas mais badaladas e requisitadas internamente. Pelo menos 1,2 mil associados estão inscritos na ginástica. Uma das características do Primeiro de Maio, ele esclarece, é o caráter essencialmente voluntário daqueles que lá atuam de uma ou de outra forma sem nada receber em troca. “Aqui, trabalhamos na base do amor à camisa”, disse Mello, 59 anos, que substituiu Nelson Mazzucatto. O roteiro comemorativo prevê, até o fim do mês, palestras, exposições, orquestras, corais, shows, torneios, bailes, músicas ao vivo e grupos de dança, entre outros eventos. A festa de gala ocorre no próximo sábado ao som da orquestra Tupy do Rio. A diretoria lançou uma campanha de títulos especiais para ampliar o atual universo de 13 mil sócios e respectivos dependentes. Os interessados podem ligar para 4993-7100.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;