Política Titulo
Projeto prevê combate à obesidade nos estudantes
Do Diário do Grande ABC
25/08/2007 | 08:38
Compartilhar notícia


O deputado Valdomiro Lopes (PSB) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa que prevê a criação de programa de combate à obesidade em estudantes da rede pública estadul. A matéria está na Ordem do Dia da Casa, pronta para ser votada.

O parlamentar se baseou em estudos da ONG Pró-Criança, do Rio de Janeiro, realizado com 600 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 18 anos, que indicaram índices alarmantes de obesidade.

Os dados levantados mostram que, além da obesidade, 41% dos estudantes têm colesterol elevado, altas taxas de LDL, o chamado colesterol ruim, e 11% estão com triglicérides altos. “São dados preocupantes”, avalia o parlamentar.

O projeto determina que os alunos sejam avaliados e obtenham acompanhamento médico gratuito em caso de constatação da obesidade.  As consultas e avaliações seriam feitas dentro das escolas, assim como a coleta de materiais para exames laboratoriais. Tudo com acompanhamento dos pais ou responsáveis.

São Bernardo - A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que gerencia as escolas Sesi/Senai, desenvolve iniciativa semelhante, denominado Projeto Prazer de Estar Bem.  Com resultado positivo, segundo a federação, o trabalho é desenvolvido em quatro unidades, uma delas em São Bernardo.

Nestas escolas, o Prazer de Estar Bem conseguiu reduzir em 24% a obesidade nas crianças em apenas um ano de funcionamento. “Contamos com uma equipe multidisciplinar composta de médicos, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de Educação Física que orientam os pais e os alunos”, explicou a nutricionista Edir Callegari Bortotto, uma das encarregadas do projeto.(das agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;