Política Titulo
Genro anuncia série de medidas para refazer imagem do PT
Do Diário OnLine
10/07/2005 | 14:37
Compartilhar notícia


O novo presidente do PT, Tarso Genro, anunciou neste domingo uma série de medidas que serão adotadas frente aos recentes escândalos envolvendo o nome do partido. Entre essas ações está a criação de um grupo que vai apresentar um plano de recuperação das finanças da legenda, assim como realizar uma auditoria nas contas do partido.

Genro incumbiu o novo tesoureiro do PT, José Pimentel, de abrir um livro-agenda onde constarão todos os encontros, negociações e visitas que os membros da Executiva Nacional tiverem para tratar da situação financeira da legenda. "As relações financeiras que alguém tiver em nome do partido e não estiver no livro serão consideradas ilegais. E quem tomar essa atitude estará sujeito às penas estatutárias", avisou o presidente.

A segunda medida anunciada por Tarso Genro é a instalação de uma comissão de ética que fará uma "averiguação exaustiva" sobre o suposto envolvimento do ex-tesoureiro Delúbio Soares e do ex-secretário-geral Sílvio Pereira nas denúncias veiculadas na imprensa nas últimas semanas. A criação dessa comissão foi um pedido de Delúbio e Pereira. "Ela não estabelece nenhuma presunção de culpabilidade. Será apenas criada para averiguar os fatos", disse Genro.

A terceira decisão tomada pela Executiva Nacional diz respeito ao PED (Processo de Eleições Diretas). Ficou decidido, por unanimidade, que as eleições internas do PT serão mantidas para setembro entre os seus mais de 800 mil filiados.

Ficou decidido também que o novo secretário-geral, Ricardo Berzoini, apresentará um programa de relacionamento com os ministros do PT. A idéia, segundo Genro, é "integrar melhor os ministros com a direção partidária", por isso será cobrado deles informações e explicações sobre os trabalhos que estão desenvolvendo à frente de suas pastas.

"Grande virada" – Segundo Genro, o PT "está programado para uma grande virada" a partir das ações que serão adotadas, e assim quer reconstruir o seu perfil. "Sabemos que estamos no meio de uma dura batalha política. Recebemos um recado da sociedade de que algo não vai bem no PT. Sabemos também que essas denúncias vão continuar, e as recebemos com naturalidde, porque achamos que é estado de direto", comentou o presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;