Internacional Titulo
Berlusconi defende expansão da democracia em discurso nos EUA
Da AFP
01/03/2006 | 18:27
Compartilhar notícia


O chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, foi recebido nesta quarta-feira no Congresso americano onde defendeu, em discurso, a expansão da democracia no mundo, que disse considerar uma arma contra o terrorismo.

Prestando homenagem ao "símbolo da democracia e de liberdade" que os Estados Unidos representam, segundo ele, Berlusconi ressaltou que apoiava "vigorosamente a iniciativa do presidente George W. Bush sobre o estabelecimento de um Fundo da ONU (Organização das Nações Unidas) para a democracia".

"O único caminho é trabalharmos juntos para propagar a democracia", acrescentou Berlusconi, para quem esse caminho é a fonte da "liberdade" e da "prosperidade". "Os governos democráticos enfrentam uma imensa tarefa: eles devem garantir a segurança de seus cidadãos e garantir que eles possam viver livres do medo: é a nova fronteira da liberdade", explicou Berlusconi.

"Somente unindo os esforços de todas as democracias em todos os continentes poderemos libertar o mundo da ameaça do terrorismo internacional e do medo de um ataque das forças do mal", afirmou, lembrando que 40 mil militares italianos estão trabalhando para a manutenção da paz em todo o mundo, principalmente no Iraque e no Afeganistão. "A batalha para nos liberar do medo não serve somente para o benefício exclusivo dos cidadãos que moram em um sistema democrático, mas também a todos os que vivem sob regimes autoritários e repressivos", frisou Berlusconi.

A intervenção de Berlusconi ante o Congresso o coloca no grupo dos mais próximos aliados dos Estados Unidos. O privilégio de discursar no Congresso americano foi reservado no passado apenas a dirigentes como o premier britânico Tony Blair e o presidente afegão Hamid Karzai.

Iniciando e terminando seu discurso em inglês - com um forte sotaque -, Berlusconi também expressou sua gratidão aos Estados Unidos, que "salvaram a Itália do fascismo e do nazismo". "Quando olho para sua bandeira, não vejo apenas a bandeira de um grande país, vejo principalmente um símbolo universal de democracia e de liberdade", clamou Berlusconi, sob uma salva de aplausos.

Além disso, Berlusconi também defendeu o estreitamento dos laços transatlânticos, recolhendo muitos aplausos dos parlamentares americanos. "Uma desavença, ou pior, uma oposião entre Estados Unidos e Europa seria totalmente injustificada e ameaçaria a segurança e a prosperidade do mundo inteiro", afirmou Berlusconi, para quem "uma concepção da Europa fundada sobre a auto-suficência seria moralmente suspeita e politicamente perigosa". "A Europa precisa dos Estados Unidos, e os Estados Unidos precisam da Europa. Isso vale tanto no âmbito político quanto nos âmbitos econômico e militar", acrescentou, pedindo a "fortificação da aliança atlântica".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;