Política Titulo
Bonome se antecipa e entrega Pasta de Saúde
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/10/2011 | 07:13
Compartilhar notícia


O homem-forte do governo Aidan Ravin (PTB), de Santo André, Nilson Bonome (PMDB), resolveu, sem comunicar o prefeito, anunciar em evento público sua saída da Secretaria de Saúde - fica agora só com a Pasta de Gabinete. Antecipando uma situação que iria se consolidar em pouco tempo, o secretário pegou de surpresa a maioria dos espectadores ao pedir ao petebista que, a partir de hoje, o adjunto Antonio de Giovanni Neto assuma o cargo no primeiro escalão.

O que era para ser um ato de inauguração do programa Outubro Rosa na cidade se tornou político. Como adiantado pelo Diário, a Pasta de Saúde estava na iminência de sair do comando do supersecretário. Para amenizar a crise interna no Paço e o fogo amigo, Bonome deixa uma conjuntura de poder para, segundo ele, se dedicar ao período eleitoral. "Fico agora com Gabinete para dar ênfase na eleição, que vai atribular meu tempo."

Bonome alegou que a transmissão do posto, neste momento, é por reconhecimento das atribuições de seu adjunto, ligado ao prefeito. "O Giovanni é um especialista na área (médico). Tem desempenhado um grande trabalho na Saúde e sempre foi muito prestativo. Nada mais justo." Quando questionado se o chefe do Executivo havia sido comunicado antes da oficialização, foi taxativo: "Foi uma surpresa", sustentou, acrescentando que a saída da Pasta não significa perda de espaço.

Aidan, por sua vez, fez questão de enfatizar que o afastamento de Bonome da Secretaria de Saúde já estava combinado. "Existia conversa. Sabemos que o Giovanni tinha capacidade, qualidade. A gente só ia analisar a melhor situação." Tentando colocar panos quentes no episódio, o prefeito ressaltou que é só uma troca para um especialista no assunto. "Não houve demissão. O secretário (Bonome) continua comigo (em Gabinete), simplesmente passou a outra Pasta para uma pessoa técnica."

Segundo o chefe do Executivo, o anúncio apenas seria surpresa caso ninguém soubesse sobre a saída. O petebista defendeu que, diante do novo cenário na cidade, Bonome ficará focado na articulação política da administração. "Surpresa é quando não se espera acontecer (o fato). Foi um momento bom com muita gente. Há 15 dias dialogamos para dar direcionamento nesse sentido e intensificar o tratamento com nossos pré-candidatos."

status de Bonome na administração é alvo de ciúmes por parte de integrantes do governo. Prova disso é a movimentação de fritura, proveniente de dentro do Paço. Aidan amenizou a situação. "Fogo amigo existe até em família." Outro secretário com poder além dos demais, Edson Salvo Melo deve ser o próximo a perder uma das Pastas - ele possui Desenvolvimento Econômico e Cultura.

Inclusive em decorrência do desgaste político por conta da instauração da CPI, na Câmara, para averiguar possíveis irregularidades em contrato firmado entre Edson com a empresa Produz Eventos, que teria ligação com um de seus familiares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;