Internacional Titulo
Mercosul quer agilizar processo de adesão da Venezuela
Da AFP
25/06/2007 | 20:39
Compartilhar notícia


O Ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez, apresentou nesta segunda-feira ao Parlamento do Mercosul o relatório dos seis meses da presidência pró-tempore de seu país no bloco regional. O documento passará às mãos do Uruguai na reunião de cúpula da próxima semana em Assunção.

Com relação ao avanço da adesão da Venezuela, o relatório assinala que “os grupos de trabalho avançaram em suas tarefas relacionadas à adoção por parte da Venezuela do acervo normativo e da Tarifa Externa Comum do Mercosul”.

No entanto, acrescentou que a “adesão desse país como membro pleno pressupõe definir cronogramas especiais para a eliminação de tarifas comerciais e modalidades especiais para a entrada do ordenamento jurídico venezuelano dos acordos e instrumentos assinados pelo Mercosul”.

Sobre as assimetrias, o relatório assinala que o “reconhecimento das diferenças relacionadas ao nível e ao tamanho das economias do Mercosul é condição indispensável para negociar com certezas e pragmatismo”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;