Internacional Titulo
América do Norte e Europa voltam ao horário padrao no sábado
Do Diário do Grande ABC
28/10/1999 | 18:15
Compartilhar notícia


A maior parte da Europa e dos países da América do Norte vai atrasar seus relógios em uma hora, de volta ao horário padrao, na madrugada deste sábado, quando oficialmente termina o 'horário de verao' no hemisfério Norte. A mudança ocorre a partir das 24h de sexta-feira em Brasília.

Inglaterra, Irlanda, e Portugal se alinham ao horário GMT, enquanto Grécia e Finlândia ficam duas horas adiantadas em relaçao ao horário GMT.

O horário de verao foi adotado pela Inglaterra após um ato do parlamento em 1916, e a medida destinada a economia de combustível e energia foi adotada por vários paíeses na Primeira Guerra. Atualmente é uma prática de 108 países.

Críticos do sistema dizem que a tecnologia atual, como a das lâmpadas mais econômicas e luminosas tornaram o sistema menos efetivo. Eles apontam os efeitos biológicos negativos, especialmente em crianças e pessoas mais velhas.

Na Europa, os governos pretendem reexaminar a prática numa reuniao do Parlamento da UE em 2001.

Canadá e México também adotam o sistema e nao têm data prevista para revisá-lo. Nos Estados Unidos, o político, homem de estado e inventor, Benjamin Franklin já tinha mencionado a possibilidade de se criar 'um horário de economia com luz do dia' (daylight saving time) em 1784 num divertido artigo de jornal disponível em museus históricos dos EUA.

Mas, o crédito de autoria do 'horário de verao' é do empreiteiro inglês William Willett que conseguiu fazer desta idéia uma lei. Ele teria tido a idéia numa caminhada matutina em Petts Wood, perto do subúrbio londrino de Croydon.

O Congresso dos EUA legislou sobre a medida no 'Uniform Time Act de 1966', harmonizando o sistema através do país e em suas possessoes, apesar da lei ter deixado a permissao de nao aderir ao horário para os estados que assim decidissem. O Arizona é um dos estados que nao seguem o 'horário de verao', apesar dos índios Navajo que possuem uma reserva dentro deste estado optarem pela prática.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;