Economia Titulo
Definição de reajuste a aposentados deve sair amanhã
17/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo deve definir amanhã o tamanho do reajuste que será concedido aos aposentados a partir de janeiro de 2010. A ideia do governo é aproveitar o momento propício e tentar unificar os quatro projetos de interesse dos aposentados, que tramitam no Congresso, para criar um substitutivo global e tentar aliar as reivindicações da categoria e viabilidade econômica para o governo.

Segundo o deputado Pepe Vargas (PT-RS), relator do projeto que propõe o fim do fator previdenciário, o governo está disposto a negociar um reajuste para os aposentados e também o fator previdenciário, mas quer discutir em torno dessas propostas. "E o acordo que for produzido, se for produzido, será materializado em um substitutivo global para que essas quatro matérias legislativas sejam superadas. Para que não haja negociação agora e, em seguida, se retome todo o debate de novo", disse Vargas.

Entre os projetos em tramitação dentro do tema há o que trata da política de recuperação do salário mínimo até 2023, em que foi incluída emenda que estende os mesmos reajustes aos benefícios pagos pela Previdência; outro que propõe a reposição para aqueles aposentados que ganham acima do salário mínimo; um projeto que extingue o fator previdenciário; além do veto à emenda que dava aos benefícios previdenciários o mesmo percentual de reajuste dado ao salário mínimo.

Na quarta-feira, representantes de entidades dos aposentados e pensionistas estiveram reunidos com parlamentares e com os ministros da Previdência, José Pimentel, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci. Nesse encontro não se falou em reajustes, mas já existe uma proposta que deverá ser apresentada pelo governo amanhã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;