Editorial A proposta apresentada pelo novo diretor-geral do Hospital Estadual Mário Covas, Eduardo Grecco, indica avanços significativos na gestão da unidade. O compromisso em ampliar em 50% o número de cirurgias realizadas, passando de 30 para até 45 procedimentos diários, demonstra foco no uso responsável da capacidade instalada. Ele também aponta estratégia clara para reduzir a sobrecarga do setor de emergência, evitando que pacientes com demandas de baixa complexidade ocupem leitos destinados a casos mais graves. A interlocução com as secretarias municipais de Saúde reforça essa diretriz, favorecendo a destinação adequada dos recursos hospitalares e promovendo utilização eficiente.
A reorganização melhora a capacidade cirúrgica da unidade e assegura maior agilidade no atendimento de quem realmente necessita de suporte de alta complexidade. A atuação conjunta com o NIR (Núcleo Interno de Regulação) para evitar o encaminhamento de pacientes fora dos padrões, fortalece a vocação do hospital como referência em neurologia, cardiologia e ortopedia. Ao garantir que as salas cirúrgicas funcionem de forma plena, o diretor-geral busca aprimorar a resolutividade do hospital e reduzir filas de espera para procedimentos essenciais. Eduardo Grecco não perde o foco na regionalidade, ao integrar outras cidades para o recebimento de pacientes estáveis recuperados no Mário Covas.
O hospital estadual de Santo André já é reconhecido como um dos melhores do Brasil. Todavia, pode melhorar, daí a importância de gestão qualificada e alinhada às demandas da região. O direcionamento adequado dos recursos e a prioridade aos pacientes que necessitam de cuidados especializados são passos essenciais para ampliar a eficiência da unidade. A ideia de Grecco de reforçar a qualidade da assistência e aprimorar o uso dos espaços mostra o quanto ele está preocupado com a eficiência do sistema público. A implementação das medidas ora apresentadas, se conduzida com o devido suporte estrutural e político, tem potencial para melhorar significativamente a saúde do Grande ABC.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.