Cultura & Lazer Titulo Festejos
Folia de rua: blocos agitam sábado de Carnaval em Santo André

Região central recebe cortejos carnavalescos dos grupos Maloca do Barbosa e Mulheres do ABC

Thainá Lana
01/03/2025 | 14:58
Compartilhar notícia
FOTO: Thainá Lana/DGABC

ouça este conteúdo

Matéria atualizada às 19h45

Quem decidiu aproveitar o sábado (1º) de Carnaval na região encontrou diversas opções para curtir a folia. Em Santo André, dois blocos, Maloca do Barbosa e Mulheres do ABC, realizaram cortejos carnavalescos no início da tarde na região central. 

O grupo Mulheres do ABC ocupou o calçadão da Oliveira Lima com carro de som, bateria composta por integrantes femininas e muitos foliões. Neste ano, o bloco prestou homenagem às matriarcas da cultura brasileira, com o tema ''Viva às Matriarcas: firmes como raízes, vibrantes como o tambor''.

A folia contou com a presença da Mestra Penha Cirandeira, 66 anos, cantora, dançarina e tocadora de coco e ciranda da Paraíba. Ela é considerada um ícone da  cultura popular nordestina.

LEIA TAMBÉM:

Carnaval 2025 em São Paulo terá mais de 600 blocos; veja agenda

Veja o que abre e o que fecha durante o Carnaval no Grande ABC

Há poucos metros, o Bloco Maloca do Barbosa, realizou a concentração em frente ao Cine Theatro Carlos Gomes. Depois, o grupo seguiu em direção à Rua Oliveira Lima, com destino à Rua Bernardino de Campos, onde foi realizada a dispersão, por volta das 17h. 

O tradicional bloco andreense, que completa 12 anos em 2025, homenageia neste Carnaval os 80 anos da lendária sambista e deputada estadual, Leci Brandão. Além disso, o grupo também celebrou os orixás, divindades cultuadas nas religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé. 

A festa foi conduzida por intérpretes do bloco, com apoio do Grupo Juntos da Samba, em um carro de som, que cantaram  músicas da Leci Brandão, Adoniran Barbosa (patrono do Bloco) e marchinhas de Carnaval. A bateria Ritmonstro, da Vila Suíça, comandou o ritmo musical durante a festa. Segundo a organização do evento, 1.000 pessoas acompanharam o cortejo, sendo muitas famílias com crianças, que não economizaram nas fantasias, confeitos e espumas durante o desfile.

Com direito a composição de uma escola de samba, como porta-bandeira, rei momo e ala das baianas, o bloco levou para as ruas um sósia de Adoniran Barbosa, figura emblemática do samba paulista que morou na rua Cesário Mota, em Santo André. 

O presidente do bloco, Davilson Ribeiro, 49 anos, conhecido como professor, disse que o desfile deste ano buscou celebrar a vida, história e o legado político e artístico de Leci Brandão. Na quarta-feira (26), Ribeiro entregou para a sambista um abadá do bloco na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). 

“A homenagem é por tudo que ela já fez como artista e como deputada pela cultura popular, pela cultura periférica e pela cultura preta. Leci completou 80 anos em setembro, então era o momento ideal para celebrar sua vida neste Carnaval”, contou o presidente. 

SÓ PARA CACHORRO

Mais cedo, o Parque Celso Daniel recebeu, das 9h às 13h, os foliões e seus amigos peludos para a terceira edição do Blocão, evento realizado pela Prefeitura de Santo André conhecido como Carnaval dos pets. 

A programação do evento contou com concurso de fantasias, atendimento veterano gratuito, rodas de conversa sobre bem-estar animal e distribuição de brindes.

PROGRAMAÇÃO

Neste domingo (2), a festa continua em outros municípios, em Mauá, com o Carnaparque, no Parque da Juventude, a partir das 18h e em Ribeirão Pires, às 15h, com o Bloco dos Gêmeos.

Em São Caetano a programação será no Espaço Verde Chico Mendes, com atrações e atividades a partir das 12h. Já em São Bernardo, cinco blocos de rua irão realizar cortejos, sendo o Bloco Mlks da Praça, às 10h, no bairro DER; o Bloco Filhos da Esperança, a partir das 13h, na Avenida Laura; o Bloco Comigo Não Morreu, a partir das 14h e o Bloco Comigo Não Morreu, a partir das 15h, ambos na Avenida Kennedy. O desfile do Bloco Ditinho da Congada, na Praça Lauro Gomes,  a partir das 14h, completa a programação de domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;