Cultura & Lazer Titulo
‘Dogville’ encerra 27ª Mostra BR de Cinema
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
27/10/2003 | 18:52
Compartilhar notícia


Para quem acompanha a 27ª Mostra BR de Cinema – Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, esta terça-feira é dia de fila. Como os ingressos são vendidos com até dois dias de antecedência, é preciso correr para o estande armado no Conjunto Nacional (av. Paulista esquina com a r. Augusta) quem deseja assistir o encerramento do evento, na quinta-feira, às 21h, no Unibanco Arteplex 1. A sessão certamente será concorrida, pois contará com a primeira exibição aberta ao público, no Brasil, do longa Dogville, o novo filme do dinamarquês Lars von Trier.

Dogville é a grande atração da Mostra. Ele traz a bela – e, agora, oscarizada – Nicole Kidman como Grace, uma mulher que durante a Grande Depressão norte-americana chega à cidade de Dogville fugindo de gângsteres. Ela é ajudada por um aspirante a escritor, Tom (Paul Bettany), que convence os outros moradores a abrigá-la. Em troca do esconderijo, ela prestará pequenos serviços à comunidade local.

A coisa se complica quando os bandidos intensificam a busca, o que faz com que os moradores passem a correr perigo de vida também. Eles acreditam, então, ter direitos a mais sobre ela pelo risco que correm.

Von Trier, depois de levantar a bandeira do manifesto Dogma e ganhar uma Palma de Ouro com o musical revolucionário Dançando no Escuro (2000), se inspirou em Bertold Brecht para fazer um filme em um cenário teatral desenhado. Dogville é o primeiro filme de uma trilogia sobre os Estados Unidos, que deve continuar com Mandelay e Washington. Em Cannes, neste ano, isso gerou polêmica, já que o cineasta fala de um país que não conhece. Mas ele retruca: “Os norte-americanos também não conheciam o Marrocos quando filmaram Casablanca”. E não é que é verdade?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;