Internacional Titulo
Iraque fornece gás tóxico a Al Qaeda, diz jornal
Do Diário OnLine
Com Agências
12/12/2002 | 15:18
Compartilhar notícia


Funcionários do governo dos Estados Unidos acusaram o Iraque de fornecer um gás tóxico, o nervo XV, para a organização extremista de Osama bin Laden, a Al Qaeda, segundo o jornal norte-americano Washington Post. Se confirmada a notícia, será a primeira vez que o grupo de Bin Laden consegue armas não convencionais.

De acordo com autoridades norte-americanas, o arsenal teria sido enviado por terra, por meio da Turquia.

O jornal informa, no entanto, que não há provas de que o líder iraquiano, Saddam Hussein, tenha colaborado ou intermediado as negociações da compra. Entretanto, analistas suspeitam de que a organização do filho de Saddam, Uday, estaria por trás da venda do gás.

Outro lado - O governo iraquiano negou nesta quinta que tivesse vendido gás tóxico à Al Qaeda. O Iraque argumentou que não tem armas químicas.

Ainda de acordo com o jornal The Washington Post, a administração de Saddam Hussein classificou a denúncia de "ridícula". "Isso (acusação de venda de gás) é realmente uma suposição ridícula da administração norte-americana", disse o general iraquiano Hossam Mohammed Amin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;