Memória Há uma diferença de Dirceu da Silva Real em relação a outros fotógrafos que se aventuram pelo Alto da Serra: os detalhes lhe são todos familiares

Afinal, o saudoso Dirceu nasceu em Paranapiacaba. Ali estudou e viveu muitos anos. Conheceu as pessoas. Aprenda com os operários de Santos a Jundiaí os segredos desta vila ferroviária.
Além de fotografar, Dirceu escreveu suas memórias, a mão, detalhando o que documentou.
A maior parte de sua obra é com a filha Diana; “Memória” preserva outro tanto, e elegemos 2025 para ir, aos poucos, contando um pouco mais do que aprender com Dirceu.
SUGESTÃO
Fábio Picarelli, subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense. O saguão de entrada do antigo Cine Lyra, aquela linda e aconchegante sala de espera, é um excelente local para exposições.
Que tal a gente usar o espaço e homenagear o paranapiacabense Dirceu da Silva Real com uma exposição temporária de suas fotos, desenhos e descobertas? O querido Dirceu ficaria muito feliz e os memorialistas também. Fica uma sugestão. Crédito das fotos 1, 2, 3 e 4 – Dirceu da Silva Real (em memória) PARANAPIACABA, ANOS 80 E 90 1 - 1982. Ainda em atividade na padaria do Pires, na parte baixa da vila 2 - 1991. Casarão outrara sede da Lira de Paranapiacaba 3 - 1991. Oficina da ferrovia. Em primeiro plano, registro para controle de água das caldeiras dos loco-breques 4 - 1985. Viradouro, oficina e ao fundo a casa dos Nacife DIÁRIO HÁ 30 ANOS Domingo, 19 de fevereiro de 1995 – Edição 8941 MANCHETE – Rede de ensino estadual agoniza no Grande ABC. Estudo feito pela extinta Divisão Regional de Ensino mostrou que um terço das escolas do Estado na região precisava de reparos urgentes. Lembrando: a Divisão Regional de Ensino foi extinta quando da posse do governador Mário Covas.
O repórter Irineu Masiero foi a campo e anotou:
Faltavam professores e funcionários nas escolas.
São Bernardo tinha “escola sabão”, caso da escola estadual do DER, com divisórias de madeira
Escola da Vila Príncipe de Gales, construída em 1938, abrigava 460 crianças num galpão e dois contêineres de ferro.
As Escolas de Mauá tinham até seis turnos.
SÃO BERNARDO – Subia para 8.882 desabrigados as vítimas das últimas enchentes. O governador Mário Covas não fará obra antienchente como a sugerida pelo prefeito Walter Demarchi – reversão do curso dos rios dos Meninos e dos Couros. Para o governador, a solução seria o aprofundamento da calha do Tietê.
EDITORIAL – Enxurrada de desculpas. O governador precisa quebrar a cadeia de omissões que fez das enchentes um problema específico. EM 19 DE FEVEREIRO DE... 1925 - Lauro Gomes de Almeida, futuro prefeito de São Bernardo e Santo André, casava-se em São Paulo com Lavinia Rudge Ramos, a Dona Nenê. 1955 – Associação Cristã de Moços iniciava um acampamento familiar de Carnaval em suas instalações, na Represa Billings, do sábado 19 à terça-feira dia 22. O acampamento ficou em ponto privilegiado da represa e nos quatro dias foram promovidos jogos, canoísmo, natação, passeios e fogueiras com música, canto e jogos típicos. NOTA DA MEMÓRIA – Oi Loli, ao que consta, o acampamento da Associação Cristã de Moços ficou em algum ponto de Eldorado. Você sabe qual?
1970 - Motoristas de táxi do Centro de Diadema protestaram contra a mudança do ponto da Praça Castelo Branco para a Avenida São José. Nas ondas do rádio Canta Itália Músicas, notícias e quadros especiais à velha Bota. Será o programa nº 312, seis anos no ar. No Momento Memória, dois aniversários do dia, a professora Miquelina Pedroso Magnani, nascida em 19 de fevereiro de 1889, e o entalhador e marceneiro Amélio Storti, o “Espeto”, nascido nesta data, em 1928, e que fez carreira na indústria moveleira de São Bernardo. Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, ao vivo, 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81,9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo. MUNICÍPIOS BRASILEIROS Aniversariam hoje no Estado de São Paulo: Osasco (elevado a município em 1962), Severínia, Taboão da Serra e Tapiraí. E mais: em Sergipe, Porto da Folha (SE), Rio Grande (RS) e Tangará (SC). HOJE Dia do Esportista São Conrado de Placença Provocou um incêndio acidental enquanto caçava e fugiu para escapar à justiça. Apresenta-se quando um inocente é condenado em seu lugar. Torna-se religioso. Faleceu na Itália, em 1351. Fonte: Um santo para cada dia, de Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini. Editora Paulus. Arte: Paulo César Nunes LEIA MAIS:


Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.