Política Titulo Na esfera estadual
Comissão da Alesp dá aval a projeto que torna Moeda Pet política pública

De autoria da deputada Ana Carolina Serra, programa troca garrafas PET por ração

Da Redação
13/02/2025 | 19:11
Compartilhar notícia
FOTO: Angelo Baima


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) deu aval, nesta quarta-feira (12), ao Projeto de Lei n° 353/2024, de autoria da deputada Ana Carolina Serra (Cidadania), que autoriza o Executivo a instituir o Programa Moeda Pet e o Programa Banco Estadual de Rações e Utensílios para animais no Estado de São Paulo.

O Moeda Pet consiste na troca de garrafas plásticas PET por ração para cachorro ou gato. As garrafas arrecadadas deverão ser encaminhadas às entidades e cooperativas cadastradas. Já o Programa Banco Estadual de Rações e Utensílios para Animais será de caráter permanente e assegurará a proteção alimentar para animais, por meio da arrecadação ou da doação de rações e itens para animais.

“É preciso cada vez mais aumentar a conscientização sobre a educação ambiental, alertando os indivíduos sobre os problemas climáticos e maneiras de combatê-los por meio de práticas sustentáveis, não apenas do ponto de vista ecológico, mas também a partir de aspectos políticos, econômicos, sociais e éticos”, afirma a autora do projeto, deputada Ana Carolina Serra.

A deputada diz que o diferencial dos programas está no trabalho transversal. Além da questão ambiental, atua diretamente no combate à vulnerabilidade social, estimula vínculos afetivos, condições dignas para saúde animal e gera renda para famílias de baixa renda.

“Ao reunir as garrafas para serem trocadas, iniciamos uma política transversal, preservando o meio ambiente, beneficiando pessoas ou famílias em vulnerabilidade social que não possuem condições de arcar com os custos dos animais, fortalecendo vínculos afetivos, aumentando significativamente a qualidade de vida e conforto aos animais e gerando renda com a formação de cooperativas de reciclagem”, completa a parlamentar na justificativa do projeto.

O Programa Moeda Pet foi criado em dezembro de 2019 pela então primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra, que agora, deputada estadual, propõe levar o modelo para os municípios paulistas. O último balanço divulgado pela Prefeitura de Santo André mostra que já foram tiradas do meio ambiente mais de 1 milhão de garrafas PET e distribuídas mais de 57 toneladas de ração. Atualmente, os recicláveis recolhidos contribuem para a renda de 120 famílias.

LEIA MAIS:

Santo André amplia programa Moeda Pet para 30 comunidades

Moeda Pet tem sucesso de participação de público na primeira edição do ano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;