Prefeito afirmou que há precariedade nos serviços públicos oferecidos à população
ouça este conteúdo
|
readme
|
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), criticou a inexistência de IML (Instituto Médico Legal) e de um posto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na cidade. Segundo o emedebista, a precariedade dos serviços públicos oferecidos à população reflete a indiferença das gestões anteriores para com as necessidades básicas da população.
“A ausência de instituições vitais como o INSS e outras ferramentas do Estado impossibilita o acesso da população a direitos fundamentais. É frustrante perceber que, enquanto outras cidades avançam na prestação de serviços essenciais, Diadema vive uma realidade de abandono”, destacou.
Em 2020, a unidade da Previdência que funcionava na Avenida Antonio Piranga foi fechada devido ao término de convênio. A gestão José de Filippi Junior (PT) anunciou, em julho de 2024, que um novo posto do INSS entraria em funcionamento no primeiro semestre deste ano.
O IML de Diadema foi fechado pelo governo do Estado em 2021, devido à situação precária das instalações. O serviço foi transferido para São Bernardo. Em dezembro de 2023, o posto foi reaberto em horário especial apenas para exames de corpo de delito. Já o serviço de necropsia não é realizado na cidade, exigindo que os corpos sejam transportados para exame necroscópico no Posto de São Bernardo.
“Sem um local apropriado para a realização de autópsias e investigações, os atrasos em processos judiciais se tornam frequentes, prejudicando a elucidação de crimes. Além disso, a identificação de corpos se torna uma tarefa extremamente difícil, criando angústia nas famílias que buscam por respostas diante de situações trágicas. Essa falta de infraestrutura compromete não apenas a Justiça, como também a dignidade de vidas que foram perdidas”, pontuou.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.