Política Titulo
Impugnados da região
Miriam Gimenes, Sérgio Vieira e Diego Sartorato
Especial para o Diário
29/07/2006 | 08:09
Compartilhar notícia


Pelo menos 14 candidatos a deputado estadual e federal do Grande ABC estão com os registros impugnados de suas candidaturas. Dos 2.809 pedidos de candidaturas aos Legislativos estadual e federal, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo já analisou 1.499 e impugnou 744, atendendo a solicitações da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE), Ministério Público (MP), partidos e até de outros candidatos . A maioria dos vetos se refere a problemas na documentação. Também estão impugnados o candidato ao governo do Estado Eder Xavier (PTC-São Caetano) e José Ribamar Dantas (PMN-Diadema), que tenta vaga ao Senado.

Ao todo, são cinco candidatos a federal e nove a estadual do Grande ABC que estão sub-júdice. O número, no entanto, pode aumentar ou diminuir a medida que a Procuradoria analisa os registros. Se a Justiça Eleitoral entender que os problemas foram sanados, o candidato segue normalmente sua campanha; caso contrário perde o direito de participar do pleito.

PV e PSDB são os partidos que lideram o ranking de políticos impugnados na região, com quatro cada um. Logo atrás vem o PDT, com três nomes, seguido pelo PPS, com dois e o PFL, com um político.

Entre os estaduais impugnados, quatro estão em busca da reeleição: Orlando Morando (PSDB-São Bernardo), Giba Marson (PV-São Bernardo), José Dilson e José Bittencourt (ambos PDT-Santo André). Três deles são vereadores: Vanessa Damo (PV-Mauá), Aidan Ravin (PPS-Santo André) e Saulo Benevides (PV-Ribeirão Pires). A ex-vereadora de São Caetano Sueli Nogueira (PSDB) também figura na lista, além do ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano Aparecido Inácio da Silva, o Cidão (PDT).

A relação dos candidatos a federal inclui o ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de São Bernardo, Raimundo Salles (PFL-Santo André); o vereador de Santo André Airton Biscaro (PSDB); a vice-prefeita de Mauá Leni Walendy (PSDB); o empresário Ajan Marques de Oliveira (PV-Santo André) e Lair Moura, a Lair da Apae (PPS-Ribeirão Pires).

O advogado Alberto Rollo, especialista em Direito Eleitoral, acredita que o candidato impugnado deve ter cautela enquanto o processo não for julgado. “O político assume a campanha por sua conta e risco. Se o registro for indeferido definitivamente, o político terá de assumir sozinho as suas despesas de campanha e ainda será obrigado a prestar contas à Justiça Eleitoral”, avisa.

Impugnações

Federais:

Airton Biscaro (PSDB/Santo André): declaração de bens subscrita pelo advogado e não por ele.

Leni Walendy (PSDB/Mauá): não apresentou comprovante de desligamento do serviço público.

Lair da Apae (PPS/Ribeirão Pires): não apresentou comprovante de desligamento do serviço público.

Ajan Marques (PV/Santo André): não apresentou comprovante de desligamento do serviço público.

Raimundo Salles (PFL/Santo André): não consta o motivo no site.

Estaduais:
Sueli Nogueira (PSDB/São Caetano): não apresentou comprovante de desligamento do serviço público e divergência no nome.

Orlando Morando (PSDB/São Bernardo): não apresentou certidão criminal emitida pelo TRF.

José Dilson (PDT/Santo André): não apresentou certidão criminal emitida pelo TRF.

José Bittencourt (PDT/Santo André): não apresentou certidão criminal emitida pelo TRF.

Aidan Ravin (PPS/Santo André: não apresentou comprovante de desligamento do serviço público.

Giba Marson (PV/São Bernardo): não apresentou certidão criminal emitida pelo TRF e o diploma de escolaridade.

Cidão do Sindicato (PDT/São Caetano): não apresentou comprovante de desligamento do sindicato.

Vanessa Damo (PV/Mauá): na declaração entregue, aparece como vereadora e servidora pública.

Saulo Benevides (PV/Ribeirão Pires): não consta o motivo no site.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;