Política Titulo
Jobim diz que bate-boca entre Chávez e o Rei Juan Carlos foi normal
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
15/11/2007 | 17:29
Compartilhar notícia


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, considerou normal e democrático nesta quinta-feira o bate-boca ocorrido na semana passada entre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o rei da Espanha, Juan Carlos, durante a Cúpula Ibero-Americana, que foi realizada em Santiago, no Chile.

“Nem todos cursaram o Instituto Rio Branco”, ironizou Jobim, numa alusão à entidade onde são formados os diplomatas brasileiros. As coisas, segundo Jobim, devem ser conduzidas sem valorizá-las, no sentido de criar dificuldades. “Elas se encerram em si mesmas”, assinalou.

Já o presidente do Conselho de Ministros de Defesa da Europa e ministro da Defesa de Portugal, Nuno Severiano Teixeira, disse que não gostaria de comentar fatos concretos. Mas, segundo ele, em democracia as divergências de idéias são debatidas com respeito pelas idéias dos outros.

“Esse é um princípio fundamental da democracia que praticamos em nossa casa e que julgo que deve ser também praticado em termos internacionais”, afirmou.

A diretora-executiva do Instituto Venezuelano de Estudos Sociais e Políticos, Francice Jácome, alertou, porém, que o presidente Hugo Chávez “representa um perigo e uma ameaça constantes à democracia na Venezuela e na América do Sul”. Ela afirmou que “apesar da retórica democrática”, as práticas “personalistas e ditatoriais” de Chávez vêm agravando a situação da política interna naquele país.

De acordo com Jácome, Hugo Chávez vem “fragmentando” também a política sul-americana e poderá fazer o mesmo com o Mercosul.

Bate-boca –
Na semana passada, durante a Cúpula Ibero-Americana, Chávez revoltou o rei Juan Carlos ao chamar de fascista o ex-primeiro-ministro da Espanha, José Maria Aznar. Na ocasião, o rei mandou o líder venezuelano se calar.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;