Cultura & Lazer Titulo Alexia Bomtempo
Exílio temperado com suavidade

Cantora lança disco com obras
de Caetano Veloso em inglês

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
19/06/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Brasil, Caetano Veloso e a língua inglesa são retalhos que preenchem a colcha de Alexia Bomtempo em seu segundo disco, 'I Just Happen To Be Here' (Biscoito Fino, preço médio R$ 35). Filha de norte-americana com brasileiro, nascida nos Estados Unidos, a cantora apresenta álbum que dá nova roupagem para as canções de Caetano em inglês.

Nas dez faixas Alexia percorre suavemente as composições que ele fez, principalmente em seu tempo de exílio na Inglaterra durante a ditadura.

"Não é um documento histórico, político, é questão de mostrar que essas canções transcendem barreiras e carregam outros sentimentos e emoções", diz Alexia.

A sensação de estrangeirismo é o que mais aproxima a intérprete das letras do interpretado. "Esse sentimento de não pertencimento me acompanha a vida inteira e faz pano de fundo dessas canções."

Durante as pesquisas para a composição do projeto, que desenrolaram-se por quatro anos - somadas as gravações -, Alexia sentiu a representatividade do baiano em sua formação.

"Lembro de minha mãe tocando 'London, London' ao piano quando eu tinha 5 anos. E depois, aos 10, quando conheci o disco 'Transa', do qual eu tinha uma fita cassete. A sensação era de proximidade por ouvir um brasileiro cantando em inglês com força muito grande", diz a cantora.

"Fui entendendo quem eu sou porque muitas das músicas carregam esse aspecto de afirmação e autodescoberta. Minha língua é a música, que tem poder fantástico de ser universal", completa.

'London, London', 'Lost In The Paradise', 'The Empty Boat' e 'It's a Long Way' são algumas das faixas do álbum. "Não há colagens e misturas da fase tropicalista. A busca é de equilíbrio entre as texturas orgânicas e eletrônicas. A ideia era despir as canções e tentar deixá-las na essência. Essa pegada mais suave tem a ver comigo. Não grito nem esperneio."

Meio samba, meio bossa, com toques imprescindíveis de arranjos eletrônicos e um ou outro batuque leve e delicioso, o disco traz ainda gostosa desambientação harmônica, fruto das diversas parcerias que Alexia arranjou ao longo do caminho, entre elas de músicos como Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, Frejat, Kassin, Charles Gavin, Jesse Harris e Domenico Lancellotti.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;