Economia Titulo
Pratini critica 'efeito perverso' do dólar sobre preços
Das Agências
25/11/2002 | 18:48
Compartilhar notícia


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Morais, criticou nesta segunda-feira o processo de dolarização da economia brasileira, que vem tornando mais caros os itens essenciais do dia-a-dia do brasileiro, como a comida e a gasolina, a pretexto da alta do câmbio.

"É uma especulação brutal. Eu não sou encarregado de preços e nem mexo com taxa de câmbio, mas como ministro da Agricultura, eu sinto e lamento esse efeito perverso do dólar sobre o preço da comida do povo brasileiro, quando boa parte dos itens são produzidos aqui dentro mesmo. É a mesma coisa que a gasolina. Porque ela tem que subir quando aumenta o dólar se a maior parte do petróleo é produzido aqui mesmo?", questionou.

Na avaliação do ministro, os aumentos são, em sua maior parte, "estapafúrdios". "Nós temos que acabar com essa dolarização. Há problemas no açúcar, no milho, no álcool e no trigo. O mais grave é no trigo, apesar de a produção estar subindo este ano, só é possível atender a 30% do mercado e ainda se importa muito o produto", lembrou.

As declarações do ministro foram feitas na reunião das Comissões de Febre Aftosa e Outras Epizootias e do Código Zoosanitário Internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Informações da Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;