Cultura & Lazer Titulo
Traços de humor de um 'Brasil de bem'
Sara Saar
Especial para o Diário
14/12/2009 | 07:10
Compartilhar notícia


Cerca de 100 caricaturas, produzidas por 32 artistas do País, integram a mostra Brasil do Bem, que pode ser conferida na Pinacoteca Municipal de São Caetano, com entrada franca. Entre os ilustradores, estão Luiz Carlos Fernandes e Gilmar Barbosa, que trabalham no Diário.

Segundo a curadora Claudia Monteiro, a exposição tem como peculiaridade mostrar pessoas que marcaram o cenário cultural e esportivo do Brasil. "Optamos por não colocar políticos porque não queríamos entrar no mérito se ele é bom ou ruim. Todos que estão na mostra são reconhecidos como pessoas positivas", diz.

O desenhista Fernandes expõe três caricaturas em P&B, feitas a lápis. São os cantores Tom Zé, Nelson Gonçalves e Adoniran Barbosa. "Eu os admiro. Estão entre os últimos trabalhos que fiz", explica. Nas obras, são comuns mãos em primeiro plano. "Gosto muito de desenhar idosos para mostrar rugas e pintas. Fico atento aos detalhes", conta.

O ilustrador Gilmar também coloca na mostra três caricaturas, mas traçadas em nanquim e coloridas no Photoshop. São dois personagens criados por Chico Anysio (O Profeta e Urubulino), que desenhou para o livro É mentira, Chico?, organizado por Ziraldo em 2007. O jogador de futebol Kaká é o terceiro retratado em caricatura.

Entre outras personalidades da música estão Milton Nascimento, Raul Seixas e Carmem Miranda. Há também atores como Lima Duarte e Juliana Paes. Do esporte também podem ser observados Ronaldinho Gaúcho, Pelé e Ronaldo Fenômeno.

A exposição ainda abriga um painel, onde os visitantes também podem fazer as próprias caricaturas. "Quem quiser pode deixar um registro", convida Claudia, que fez a curadoria em parceria com o cartunista de São Caetano, Mário Mastrotti.

O QUE É?
A caricatura pode ser definida como uma representação gráfica com distorções anatômicas. Além de enfatizar características da pessoa de modo bem-humorado, pode acentuar hábitos particulares. "Para fazer uma caricatura, é necessário observar o detalhe que mais se destaca. O resto é construir o desenho de forma que se pareça com o personagem", conta Barbosa.

Brasil do Bem - Exposição. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h. Na Pinacoteca Municipal de São Caetano - Avenida Doutor Augusto de Toledo, 255. Tel.: 4223-4780. Entrada franca. Até 30 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;