Internacional Titulo
Albright: EUA manterao pressao sobre Fidel
Do Diário do Grande ABC
05/01/1999 | 17:37
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos continuarao ``mantendo a pressao exercida para dar impulso à uma mudança democrática' em Cuba, apesar das medidas de flexibilizaçao anunciadas nesta terça-feira pela Casa Branca, afirmou a secretária de Estado norte-americana, Madeleine Albright. Washington, informou Albright, tentará ``financiar de maneira adequada' as emissoras anticastristas Rádio e TV Martí, que transmitem programas desde Miami (Flórida), e buscará ampliar o número de estaçoes à outras localidades.  

Albright afirmou que, às vésperas do século XXI, o regime comunista de Fidel Castro ``vive no passado'. Mas destacou que o jovem povo cubano ``está amarrado ao futuro'. Para os Estados Unidos, continuou, ``trata-se de reviver o sonho de José Martí, de uma Cuba onde cada um possa participar livremente na vida política'.  

Ao comentar as novas medidas anunciadas pela Casa Branca para incrementar os contatos com o povo cubano, Albright destacou que qualquer cidadao norte-americano poderá agora enviar até US$ 1.200 anuais às famílias cubanas nao vinculadas ao regime de Castro. Essa possibilidade estava até o momento limitada às pessoas radicadas nos Estados Unidos que têm familiares em Cuba.  

Albright confirmou que o governo norte-americano recusou no momento a criaçao de uma comissao parlamentar para revisar sua política em relaçao à Cuba, como havia sido recomendado por um grupo de legisladores democratas e republicanos. A Secretária de Estado prometeu na mudança ``continuar trabalhando' com os congressistas sobre ``idéias construtivas' para impulsionar uma mudança democrática em Cuba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;