Internacional Titulo
Meio Ambiente e crises regionais dominam Assembléia da ONU
Da AFP
21/09/2007 | 10:25
Compartilhar notícia


As mudanças climáticas e as crises regionais vão ocupar o primeiro plano do cenário diplomático mundial na Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que começa a partir deste fim de semana, em Nova York.

Antes da abertura dos debates gerais na próxima terça-feira, os chefes de Estado estão convidados a participar de uma série de reuniões multilaterais sobre os temas mais controversos, do Oriente Médio às mudanças climáticas, o tema oficial do encontro, passando pelo Afeganistão e Iraque.

"Acredito que será o período mais intenso da diplomacia multilateral em toda a história das Nações Unidas", afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Conflito- A primeira dessas reuniões especiais irá abordar nesta sexta a crise de Darfur e os meios para pôr um fim no conflito que preocupa a comunidade internacional há quatro anos e meio.

O encontro reunirá ministros e altos responsáveis governamentais de cerca de trinta países, coordenados por Ban e pelo presidente da Comissão da UA (Unidade Africana), Alpha Oumar Konaré.

Iraque- No sábado haverá uma reunião do ICI (Contrato Internacional de Objetivos para o Iraque), com o primeiro-ministro iraquiano Nuri Al-Maliki, a secretária de Estado americana Condoleezza Rice e Ban.

Oficiais de mais de 50 países e organizações adotaram em maio passado, em Sharm El-Sheik (Egito), a iniciativa quinzenal lançada por Bagdá e pela ONU com o apoio do Banco Mundial, para reforçar a segurança e ajudar a recuperar a economia do Iraque.

Talibãs- No domingo, Ban e o presidente afegão Hamid Karzai irão co-presidir uma reunião sobre o Afeganistão, onde os talibãs, retirados do poder em 2001, intensificaram a sangrenta guerrilha nas últimas semanas.

Os fundamentalistas islâmicos afegãos anunciaram que só aceitam as negociações de paz propostas por Karzai se estiverem incluídas nelas a retirada dos 50 mil soldados das forças internacionais mobilizadas no Afeganistão.

Quarteto- No domingo à tarde haverá a reunião do Quarteto (Estados Unidos, União Européia, ONU e Rússia), que em 2003 estabeleceu o "Mapa do Caminho" sobre a criação por etapas de um Estado palestino independente, coexistente com Israel. O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair é atualmente o emissário desse quarteto.

Meio ambiente- Na segunda-feira, o chefe da ONU presidirá uma reunião sobre um tema considerado prioritário, o aquecimento global, onde são esperados cerca de 80 chefes de Estado.

Com o título de "O futuro está em nossas mãos: como enfrentar o desafio da mudança climática", a reunião "irá enviar uma forte mensagem política aos dirigentes do planeta, antes das negociações de dezembro em Bali", sobre o protocolo de Kyoto, disse Ban.

"Temos que agir rapidamente e chegar a um acordo forte antes de 2009, para que entre em vigor no final de 2012", adicionou.

Polêmica- Quanto ao debate propriamente dito, o grande momento será na terça-feira, com o discurso do presidente americano George W. Bush, seguido à tarde pelo mandatário Mahmud Ahmadinejad.

Bush negou o convite para debater com Ahmadinejad diante da Assembléia. Este ano, o presidente venezuelano Hugo Chávez, que em 2006 roubou a cena ao chamar Bush de "demônio" durante discurso na Assembléia Geral, só falará na quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;