Economia Titulo
EUA consideram ‘ambicioso’ bloco comercial sul-americano
Da AFP
03/09/2003 | 20:48
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos consideram "muito ambiciosa" a intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar um bloco comercial sul-americano antes do dia 31 de dezembro deste ano, como forma de ganhar mais força nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

"Acredito que é muito ambicioso pensar em formar um bloco comercial sul-americano em dezembro", disse Peter Allgeier, número dois do gabinete do representante de Comércio americano (USTR). "Acreditamos que os países, enquanto se preparam para a reunião ministerial (da Alca) em Miami, procuram ter uma área de integração regional", destaca Allgeier.

"Certamente todos nós estamos firmando acordos de livre comércio regionais. Do ponto de vista americano, estamos construindo blocos para uma amplo comércio do hemisfério e esperamos que outros países vejam isto da mesma maneira", acrescentou, sugerindo que há temores de que a união da América do Sul dificulte as negociações da Alca.

Lula e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmaram na semana passada que a integração do Mercosul e da Comunidade Andina das Nações (CAN) deve antecipar a Alca.

Os Estados Unidos esperam concluir as negociações da Alca, que abarcaria 34 países da região (exceto Cuba), até 1º de janeiro de 2005, apesar de muitos analistas duvidarem que isto aconteça.

Washington quer que as negociações agrícolas e antidumping, os temas mais delicados para a América Latina, sejam resolvidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC), enquanto o Brasil também deseja transferir para a mesma instância a discussão de questões complicadas para os EUA, como os setores de serviços, investimentos e compras do governo.

O Mercosul é formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e tem como associados a Bolívia, o Chile e o Peru. A CAN é composta pela Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;