Internacional Titulo
India tenta expulsar guerrilheiros do Himalaia
Do Diário do Grande ABC
23/07/1999 | 11:46
Compartilhar notícia


Soldados da India avançavam em meio a terrenos minados, desafiando intensas rajadas de metralhadora, com o objetivo de reconquistar dois picos do Himalaia e expulsar os últimos guerrilheiros islâmicos que permaneciam por lá. Sete soldados foram baleados no combate travado 4.800 metros acima do nível do mar antes de os rebeldes abandonarem o pico de Batalik, na noite desta quinta-feira. Outros seis ficaram feridos com a explosao de minas terrestres.

Também à noite, tropas indianas capturaram um segundo monte gelado depois de seu abandono pelos guerrilheiros, que haviam resistido duramente no local durante quase uma semana. Segundo oficiais do Exército da India, a linha de trégua que divide a Cachemira em duas partes, uma indiana e outra paquistanesa, passa justamente por esse pico de 5.070 metros de altura.

As forças indianas encontraram farto material bélico na área deixada pelos rebeldes: metralhadoras pesadas, fuzis de fabricaçao chinesa e muniçoes. Depois, continuaram sua ofensiva em direçao a dois redutos ainda ocupados pelos guerrilheiros, em Batalik e no Vale de Musshkoh.

O Paquistao respondeu aos ataques travados na fronteira de seu território com intenso fogo de artilharia, castigando a populaçao indiana de Kargil, nas montanhas próximas. Destruíram uma escola e obrigaram uma centena de moradores a fugir de suas casas. Ao que se sabe, nao houve baixas.

O Exército da India está decidido a erradicar militantes islâmicos da disputada regiao, ao fim de 10 semanas de intensos combates, em uma área distante menos de um quilômetro da linha de trégua. O governo de Nova Déli afirma que até 800 soldados paquistaneses e militantes islâmicos ocuparam de forma clandestina posiçoes montanhosas sete quilômetros para dentro do território indiano da Cachemira no início deste ano. O Paquistao assegura que soldados de seu exército nao estao envolvidos na luta e que os intrusos sao separatistas da Cachemira.

Em maio, a India lançou ataques aéreos e terrestres, que conseguiram recapturar a maior parte do território ocupado. O Paquistao exortou os grupos rebeldes a se retirar, para pôr fim ao conflito, mas os insurgentes se agarraram a suas posiçoes. O Exército indiano diz que restam menos de 100 combatentes islâmicos em partes da Cachemira controladas pela India. No entanto, as tentativas de evacuar os pequenos redutos remanescentes foram dificultadas por milhares de minas terrestres e chuvas torrenciais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;