Internacional Titulo
Guerra do Vietna ainda é assunto doloroso para EUA
Do Diário do Grande ABC
14/09/2000 | 16:04
Compartilhar notícia


Vinte e cinco anos depois do fim da guerra do Vietna, o expediente dos soldados americanos desaparecidos constitui sem dúvida o tema mais doloroso para Washington em suas relaçoes com Hanói.

Segundo as estatísticas do departamento de defesa, 1.514 soldados continuam ainda desaparecidos (Missing in Action, MIA) neste país, 545 no Vietna do Sul e 969 no do Norte.

Os corpos de 409 soldados americanos mortos no Vietna foram repatriados desde que terminou a guerra, que causou aproximadamente 58.000 mortos nas fileiras americanas.

``A política americana desde o começo dos anos 80 consiste em conseguir que, de algum modo, a normalizaçao de relaçoes com o Vietna esteja baseada numa cooperaçao contínua' nesse assunto, indicou uma análise sobre este país publicada pelo departamento de Estado, qualificando este tema de ``alta prioridade nacional'.

As discussoes sobre os desaparecidos remontam aos anos 1982-1983, e as primeiras buscas conjuntas começaram em 1986.

Em fevereiro de 1994, o presidente americano, Bill Clinton, anunciou a suspensao do embargo econômico, um gesto encaminhado a agradecer explicitamente a Hanói sua cooperaçao neste expediente.

``A excelente cooperaçao que recebemos da parte do governo vietnamita e do povo do Vietna nos permitiu avançar em outros âmbitos de nossas relaçoes bilaterais', escreveu o departamento de Estado em um documento sobre a suspensao do embargo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;