Setecidades Titulo Compra segura
Mauá reforça segurança para combater crimes neste fim de ano

Operação Boas Festas vai acrescentar 20 PMs e 20 GCMs ao efetivo de agentes nos eixos comerciais da cidade

Tatiane Pamboukian
09/12/2024 | 18:58
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Prefeitura de Mauá anunciou nesta segunda-feira (9) o início da Operação Boas Festas, para intensificar a segurança nas regiões de comércio da cidade. Ao todo, 40 agentes extras estarão nas ruas, sendo 20 GCMs (guardas-civis municipais) e 20 PMs (policiais militares), um aumento em relação ao ano passado, quando a cidade contou com 20 GCMs e 16 PMs a mais. O reforço conta ainda com mais seis viaturas – três da GCM e três da PM. 

O objetivo é combater roubos e furtos neste período em que a circulação de pessoas aumenta nos eixos comerciais. O policiamento reforçado estará principalmente na Rua Rio Branco e na Avenida Barão de Mauá, na região da Praça do Relógio, no calçadão do entorno da estação da CPTM e na Praça da Bíblia. O monitoramento preventivo ocorrerá de segunda a sábado, das 7h às 23h, até o dia 6 de janeiro.

A ação foi desenvolvida em conjunto entre a Prefeitura e o governo do Estado, por meio da SSP (Secretaria de Segurança Pública). O prefeito reeleito, Marcelo Oliveira (PT), ressaltou que quando as polícias são integradas, os resultados são melhores. 

“Essa operação é fundamental para a nossa cidade. São muitas pessoas que passam pelos eixos comerciais da nossa cidade. Nosso objetivo é cada vez mais levar segurança para nosso povo. E nesse período de festas, os marginais gostam de aproveitar. Nós defendemos as pessoas de bem da nossa cidade. Com todos em conjunto, vamos cada vez mais diminuir os índices de roubo, assalto e homicídios”, disse. 

Para que esse reforço seja possível, é dada aos agentes a possibilidade de atuar em seus horários de folga, recebendo suas respectivas remunerações extras. Eles atuam de farda e com equipamentos da PM nessa fiscalização. A atuação dos PMs é amparada pela Lei Municipal Nº 5.989, de 21 de outubro de 2022, que institui a Atividade Delegada em Mauá.

O delegado de polícia titular do 1.º Distrito Policial, José Lima, reforçou que a missão dos agentes de segurança é de combater os crimes e garantir a segurança aos mauaenses. 

“A união da Polícia Civil, da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar do Estado de São Paulo é a última barreira e o único escudo entre a sociedade de bem e os marginais”, analisou o delegado.

Também estiveram presentes no evento que anunciou o início da Operação Boas Festas, que ocorreu na Praça do Relógio, no Centro da cidade, a comandante da GCM, Solange Cristina Montesanti, o secretário municipal de Segurança Pública Hervando Luiz Velozo, o subcomandante interino, Gustavo Barreto, o 1° tenente do 30° BPM/M (Batalhão da Polícia Militar Metropolitano), José Marques, e o vereador Leonardo Alves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;