Economia Titulo
Chile confirma interesse em biocombustíveis
Da AFP
26/04/2007 | 20:38
Compartilhar notícia


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontraram nesta quinta-feira em Santiago para firmar nove acordos de cooperação bilateral, nos quais o governo chileno confirmou seu interesse nos biocombustíveis.

Lula afirmou que o Brasil promoverá o uso do etanol, baseado em sua vasta experiência no assunto, para apoiar os governos interessados nesta alternativa energética. "Em matéria de biocombustíveis, vamos cooperar para dar mais segurança energética e contribuir com a proteção do meio ambiente", disse o presidente brasileiro, após ser recebido por Bachelet no Palácio de La Moneda.

"Na América do Sul, os problemas energéticos devem ser resolvidos conjuntamente, utilizando todo o potencial comum", destacou Lula.

Bachelet concordou com a importância de se buscar alternativas energéticas para o Chile, levando-se em conta sua dependência do gás argentino. "Não queremos depender de apenas um fornecedor, não queremos depender de apenas uma fonte, e queremos trabalhar com os biocombustíveis, para o qual estamos fazendo todos os estudos para determinar se é ou não viável para o Chile", explicou a presidente.

O convênio energético firmado pelos dois líderes estabelece um programa de ação em matéria de biocombustíveis, cujo objetivo central é promover a cooperação e o intercâmbio técnico nesta área, com a participação de especialistas governamentais e representantes dos setores privados e acadêmicos dos dois países.

O acordo também inclui iniciativas para diversificar e promover o desenvolvimento de projetos bilaterais de pesquisa e desenvolvimento na área de energia.

Segundo Bachelet, "a idéia é ter um programa eficiente que assegure que o incremento e o desenvolvimento da economia possa ser sustentável a longo prazo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;