Setecidades Titulo Infraestrutura
Após um mês da inauguração, muro de Caps em São Bernardo desmorona

Unidade no bairro Alves Dias, que foi entregue às vésperas das últimas eleições, apresenta problemas estruturais

Tatiane Pamboukian
21/11/2024 | 20:48
Compartilhar notícia
FOTO: Celso Luiz/DGABC

ouça este conteúdo

Inaugurado em 4 de outubro, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) AD III Alves Dias, em São Bernardo, foi construído com o objetivo de proporcionar melhor atendimento para usuários do serviço, voltado para pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. Porém, em pouco mais de um mês, o equipamento já apresenta diversos problemas estruturais. 

Um muro lateral, que divide o estacionamento do centro de saúde, localizado na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, altura do nº 2.500, e a Arena Parque de Esportes Alves Dias, desmoronou recentemente. 

O incidente ocorreu no dia 8 de novembro, conforme relato da vereadora da cidade Ana Nice (PT). “A obra foi entregue dois dias antes das eleições, talvez feita às pressas, porque já está com rachaduras e três salas interditadas pela Defesa Civil, devido ao risco de outros muros caírem. Por isso, os pacientes internados tiveram que ser transferidos”, disse a vereadora.

No local, funcionários não confirmaram a necessidade de transferência de pacientes. A reportagem, porém, pôde constatar danos no teto do consultório 2 e o desabamento do muro – que não deixou feridos. Segundo relatos, no estacionamento havia apenas um automóvel próximo ao muro, que foi retirado antes que a estrutura caísse. Na sala de atendimento também não havia ninguém no momento do desmoronamento. 

De acordo com Ana Nice, a alegação do Paço seria de que as fortes chuvas que caíram na cidade causaram infiltrações, que fizeram o terreno ceder, já que se trata de uma área de aterro. O muro que fica na parte de trás do imóvel recebeu uma contenção, de acordo com um trabalhador local ouvido pelo Diário, Porém o muro lateral, que desabou. não teria recebido esse reforço. 

O Caps AD III Alves Dias foi construído para substituir o Caps III Alvarenga, que funcionava em local alugado. O prefeito Orlando Morando (PSDB) liberou as obras do imóvel próprio, que demandaram cerca de R$ 6 milhões de investimento, com o intuito de economizar o valor de locação e de proporcionar uma melhor estrutura física. 

Por ora, parte da estrutura está interditada. Entretanto, o Caps tem funcionado normalmente. A Construtora MD, conforme apurado pela equipe do Diário, pretendia fazer ainda hoje as averiguações necessárias para já definir uma data para início das obras de reconstrução do muro. A responsável pela obra, no entanto preferiu não se pronunciar.

A Prefeitura não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;