HINO QUE INSPIRA
“Oh! Santo André! Livre terra querida. A cidade preferida por seu povo de fé”.
Versos iniciais do poema “Em teu solo semeias a vida... mudanças”, de Eleni Aparecida Porto Peredo, para o volume 2 de “Poemas da Cidade”, série da Editora Coopacesso, 2015.
Eleni, educadora, é natural de Campinas.
MOVIMENTO SINDICAL
Em seu mais recente livro, de julho deste ano, Candido G. Vieitez, de São Caetano, registra a ação de três homens que fizeram história no movimento operário da região e que vão sendo esquecidos: o pintor Guido Poianas, o vereador Jurandir Alécio e o sindicalista Marcos Andreotti.
Para completar, Vieitez focaliza a presença dos metalúrgicos de São Caetano no período 1957-1984.
Arremata o autor: “(...) o movimento operário e popular encontra-se hoje diante do desafio de descobrir como romper com esse tremendo imbróglio e retomar a imprescindível tarefa de trabalhar em prol da transformação revolucionária de uma sociedade que, crescentemente, vai dando sinais de barbárie e de impotência para atender às necessidades de existência da humanidade”.
Crédito da capa 1 – ilustração de Eugène Laermans – Uma noite de greve, 1893
HOMENAGEM NACIONAL
Do Casal 20 de São Vicente, o poeta e editor Vieira Vivo. Ele ganha um livro-homenagem, com todos esses nomes da capa: 51 escritores de oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Participaram do X Concurso Nacional Viagens pela Escrita 2024, promoção da PoeArt Editora, Volta Redonda (RJ).
Escreve Jean Carlos Gomes, editor e presidente da Academia Volta-redondense de Letras: “(...) homenageamos o consagrado poeta e editor Vieira Vivo que tem uma obra rica e vastíssima com destacada atividade literária no Brasil e além-fronteiras”.
Ao que Vieira Vivo responde: “Os artigos de ‘Memória’ a respeito de nosso trabalho editorial também contribuíram para que este livro-homenagem se realizasse”.
O livro traz um capítulo de 21 páginas dedicado a Vieira Vivo, com seus dados biográficos, lista de livros que escreveu, poemas e uma entrevista elucidativa.
“As mídias digitais tornaram-se ferramentas rápidas e eficientes para pesquisas e expansão de contatos. Mas, nos trouxe o mau hábito de lermos tudo superficialmente e com rapidez. (...) Tudo o que está na internet pode ser alterado, corrompido, falsificado, copiado ou removido sem que o próprio autor tenha conhecimento”.
Crédito da capa 2 – Acervo: Vieira Vivo
POEMAS 3
Do Casal 20 de São Vicente, a poeta e editora Claudia Brino. Ela está lançando a terceira edição de “Chorando reticências”, um de seus livros de poemas.
“O poema é um vestido de estrofe inteira” – cita Iacir Anderson Freitas ao alinhavar a obra de Cláudia.
“A flor, para se abrir, cativou pétala por pétala o pensamento de Deus”, pinça Teresinka Pereira outro verso da mesma querida Claudia.
Simples assim? É o que parece. “(...) a simplicidade é apenas uma aparência na coleção “Chorando Reticências”, nos acode novamente Teresinka.
E lá vem Claudia Brino, toda prosa nos seus versos:
“A palavra voa e o boato corre solto”.
“Faltou-me coragem de gente grande para pular no pescoço do outro e cometer o ato da ideia”.
“Do corpo só sobra a seguinte tatuagem: pele em carne e osso”.
Crédito da capa 3 – Capa: Cláudia Brino
CREPÚSCULO
Corram e adquiram as verdades de Cândido Vieitez, do casal Claudia e Vieira Vivo e de toda essa gente querida, o que inclui os prefaciadores e 51 escritores de um Brasil que resiste e escreve, com tinta e papel – o que significa para sempre.
ÍNDICE
Candido G. Vieitez, “Militantes e Memórias do Movimento Operário do ABC Paulista”. Ed. Lutas Anticapital: Marília/SP, 2024. editora@lutasanticapital.com.br
XI Coletânea Viagem pela Escrita. Homenagem ao poeta e editor Vieira Vivo. PoeArt Editora. Zap 24-9-9979-3205. poeartditora@gmail.com .
Cláudia Brino, “Chorando reticências”. Costelas Felinas Editora. livroscostelasfelinas@gmail.com ; www.instagram.com/costelasfelinaseditora .
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 12 de novembro de 1994 – Edição 8856
MANCHETE – Violência de motoristas marca greve de ônibus.
EDITORIAL – A lei e a greve. A liberalidade dos juízes no caso dos serviços essenciais tem estimulado as paralisações.
CULTURA & LAZER – Mostra expõe fotografia publicitária do Grande ABC. Evento no saguão do Teatro Municipal de Santo André reunia a produção de 13 estúdios da região; parte dos 45 trabalhos expostos foi criada para o mercado internacional.
Os expositores: Bauer, Carrer, Chromossomos, D’Favari, Laf Studio, MSP Fotografia, N&F Imagem, Paulo Augusto, Reflex, R. Trevelin, Telefoto, Tempot Tori e Tori.
EM 12 DE NOVEMBRO DE...
1904 – Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (da Serra) – Fomos informados que a perpétua comissão da capela Santa Cruz sempre se resolveu a dar melhor andamento aos interesses da mesma. Esperamos que isto não fique só no projeto.
NOTA DA MEMÓRIA – Apesar da ironia do correspondente, o certo é que a capela, hoje parte integrante da matriz da paróquia São Sebastião - que seria criada décadas depois - resistiu inclusive ao início da sua demolição nos anos 1980, sendo reformada.
À frente da preservação, a saudosa advogada e historiadora Gisela Leonor Saar.
Roma, 12 – A “Tribuna” exortava os eleitores a não votarem nos republicanos e socialistas. Já os partidos populares uniam-se para combater, nas eleições de desempate marcadas para o dia seguinte, os candidatos monárquicos.
1954 – Industriais norte-americanos visitavam o Rio de Janeiro atraídos pela nova legislação federal que favorecia a aplicação de capitais estrangeiros na fabricação de automóveis no Brasil.
1959 - Willys Overland do Brasil, com fábrica em São Bernardo, lançava o automóvel Dauphine para concorrer com o Fusca da Volkswagen.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Paraná, hoje é o aniversário de Amaporã, Planaltina do Paraná e Realeza.
Em Goiás, Campo Alegre de Goiás, Cromínia e Mairipotaba.
Em Tocantins, Goiatins e Itacajá.
E mais: Alcobaça (BA), Armação dos Búzios (RJ), Batayporã (MS) e Borborema (PB).
HOJE – Dia do Diretor de Escola – Dia do psicopedagogo – Dia Nacional do Inventor – Dia do Pantanal – Dia Nacional dos Supermercado – Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.
São Josafá Kuncewycz
12 de novembro
Ucraniano (1580-1623), foi membro da religião cismática russa e se converteu à Igreja Católica Apostólica Romana em 1595. Tornou-se arcebispo de Polotsk. Pela sua conversão foi assassinado e lançado a um rio na cidade de Vitebsk, na Rússia Branca, em 1623. Tinha 43 anos.
Ilustração: Vatican News
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.